Pompeia CIDADE DE

Pompeia

Notícias

21/11/2017
Pompeia inaugura programa "Sebrae Aqui" 

Ocorreu na manhã desta sexta-feira (17), na Sala de Convenções “Antônio Cremon” da ACE de Pompeia, a inauguração do Programa “Sebrae Aqui”. O canal de atendimento e de orientação presencial passa a contar com nova roupagem e novo formato de trabalho, com o objetivo de aperfeiçoar o atendimento e fortalecer ainda mais o empreendedorismo no município.

O lançamento do programa contou com a presença de autoridades municipais e de diversos representantes da indústria e do comércio local. O vice-prefeito José França representou a administração municipal e o vereador Café, vice-presidente da Câmara, representou o poder legislativo. Também compuseram a mesa de honra do evento o presidente da associação comercial local, Rinaldo José Traskini, e o gerente regional do Sebrae-SP em Marília, Ricardo Calil.

O vice-prefeito França reafirmou o compromisso da administração municipal com o desenvolvimento de Pompeia e o objetivo da Prefeitura de trabalhar para oferecer as melhores condições para o avanço do empreendedorismo na cidade.

“As ações do Sebrae aqui em Pompeia tiveram início em outubro de 2006. Hoje, tenho a honra de representar a administração municipal nesta reunião que marca o começo de um novo ciclo dessa parceria. No contexto econômico em que vivemos, os empresários precisam dos serviços do Sebrae mais do que nunca. Estamos vivendo um período complicado na economia e esse é o momento em que os empreendedores que querem abrir uma empresa mais recorrem ao Sebrae. Por isso, a continuidade desses serviços aqui na cidade é fundamental. Por isso, estamos contentes em celebrar o início dessa nova fase do SEBRAE em Pompeia com o lançamento do ‘Sebrae Aqui’. Queremos ver o sucesso das novas empresas que estão surgindo e ainda irão surgir no nosso município e estamos trabalhando para o ambiente seja favorável ao investimento e à inovação”, afirmou o vice-prefeito.

O presidente da associação comercial local, Rinaldo José Traskini, agradeceu a parceria com a Prefeitura de Pompeia e o Rotary Club de Pompeia em torno do programa que é considerado um dos mais eficientes e eficazes entre as unidades do interior paulista, desde quando ainda tinha o nome de Posto de Atendimento ao Empreendedor (PAE). O presidente também exaltou as qualidades do novo espaço. “O local ficou mais prático, agradável e funcional”, comentou.

Segundo o gerente regional do Sebrae-SP em Marília, Ricardo Calil, o posto de atendimento aproximará ainda mais a entidade dos interessados em investir na cidade. “É um prazer inaugurar o novo espaço do Sebrae Aqui, em Pompeia. Já temos uma grande parceria com a Prefeitura, por meio do Sebrae Móvel e outras atividades, e agora, com o novo espaço, ofereceremos mais comodidade ao micro e pequeno empresário de Pompeia, que não precisará se deslocar até outra cidade para se informar”, disse o dirigente regional. “É importante destacar que além do atendimento individual, teremos uma agenda anual na unidade com palestras, cursos e workshops que ajudarão o empresário a ser mais competitivo”, disse Ricardo Calil, recém chegado na região de Marília, responsável por 62 cidades do centro oeste paulista.

O Programa Sebrae Aqui é um canal de atendimento presencial e de articulação criado a partir da celebração de parcerias entre o Sebrae-SP, prefeituras municipais e entidades sem fins lucrativos interessadas na promoção da competitividade, do desenvolvimento sustentável, da melhoria do ambiente legal e de negócios das micro e pequenas empresas, contribuindo com o fortalecimento da economia e o fomento do empreendedorismo local.

21/11/2017
O ECAP de Pompeia oferece aulas de informática básica 

O ECAP de Pompeia oferece aulas de informática básica para 15 alunos matriculados. O curso tem por objetivo preparar os cidadãos para o mercado de trabalho por meio de uma maior familiaridade com a tecnologia. As aulas são semanais, ocorrendo todas as sextas-feiras, nos períodos da manhã e da tarde. Segundo o professor Nilmer Rocha, o curso aborda noções básicas de hardware, temas relacionados à segurança digital, utilização de antivírus, navegação web, ferramentas de busca, utilização de correios eletrônicos e pacote office. Ainda de acordo com ele, as aulas sobre a utilização de programas como Word, Excel e Power Point são fundamentais para o objetivo do curso de preparar para o mercado de trabalho.

“A evolução dos alunos tem sido muito boa. Algumas pessoas chegaram sem saber nem ligar o computador. Agora já sabem digitar textos no Word, formatar documentos, preencher um currículo, algo que faz a diferença para quem está buscando se inserir no mercado de trabalho”, comentou. Nilmer destaca que a frequência dos alunos é muito boa, chegando a quase 100% de assiduidade. “O objetivo principal do curso é familiarizar os alunos com o computador e trabalhar competências básicas necessárias para o mercado de trabalho. Depois há cursos intermediários e avançados, para os alunos que quiserem se aprofundar. Temos estrutura e material muito bons para desenvolver um bom trabalho com as nossas turmas de 2017. A administração municipal está de parabéns”, concluiu.

21/11/2017
Estudo de caso derivado do projeto “Quando o ritmo ajuda a aprender” foi destaque em congresso de pesquisa científica da FAI (Faculdades Adamantinenses Integradas) 

Professoras da EMEF “Orlando Cassaro”, de Pompeia, realizaram entre março e novembro de 2017 um projeto interdisciplinar partindo da pergunta chave: “O que podemos aprender com as músicas?”. O trabalho envolveu os alunos em uma investigação atrás de respostas para essa pergunta principal e diversas outras que surgiram no decorrer do percurso. O fruto dessa investigação foi descrito pelas professoras em um estudo de caso apresentado no dia 27 de outubro, no Congresso de Pesquisa Científica (CPC) da FAI, Faculdades Adamantinenses Integradas.

Uma das expositoras, professora Maria Silvia Basso da Silva Cruz, comemorou a boa recepção do trabalho que foi premiado com uma menção honrosa. “Foi um trabalho de todas as professoras da EMEF Orlando Cassaro, que contou com a participação fundamental da nossa diretora Rogéria May. Ficamos muito felizes porque além de atingirmos os objetivos do projeto com as crianças, conseguimos também reconhecimento acadêmico pelo trabalho desenvolvido. É muito gratificante”, comentou Maria Silvia.

O projeto “Quando o ritmo ajuda a aprender” teve início com a leitura de textos em sala de aula e a escolha de um gênero musical para cada classe: 1º ano - cantigas de roda; 2º ano – Rock dos anos sessenta; 3º ano – Samba; 4º ano - Música Popular Brasileira; e 5º ano - Música Clássica. A partir disso, cada sala se aprofundou na investigação sobre um gênero musical: sua história, seu surgimento, músicas símbolo/emblemáticas e seus grandes autores. Depois, as informações sobre cada gênero foram compartilhadas com as demais turmas, culminando em uma grande exposição.

“Quando os alunos do 4º ano estudavam lendas, uma das aulas foi sobre o lobisomem. Neste momento pudemos explorar a interdisciplinaridade do projeto trabalhando com eles a canção “Serafim e Seus Filhos” do Sergio Reis, que narra justamente a história da lenda. Com isso as crianças puderam perceber que a letra de uma música é na verdade um texto e que esse texto poderia ser trabalhado em sala de aula nos mais diferentes momentos, então tiveram a certeza de que poderiam aprender com a música”, acrescentou Maria Silvia.

Outro momento destacado pelas professoras foi o período de festas juninas, aproveitado para aprofundar o estudo sobre o gênero Sertanejo, tanto o “raiz” quanto o mais moderno, dito “universitário”. Na Festa Junina da Escola Orlando Cassaro as crianças puderam desfrutar de uma exposição com artigos da roça e se aproximaram da história de vida de muitos de seus pais e avós. Após estudarem várias músicas sertanejas, no dia da festa os alunos cantaram em coral a canção “Luar do Sertão”, sendo acompanhados por toda a comunidade presente, em um momento de muita emoção.

“Um dos principais objetivos traçados para o projeto era que através da música pudéssemos fazer com que os alunos escrevessem melhor, e que trabalhassem com textos com uma menor dificuldade. Essa meta foi alcançada. Avaliamos os alunos diariamente e percebemos a melhora da escrita deles, seja em pequenos ou em grandes textos. Também notamos o aprimoramento da oratória, da concentração e do envolvimento dos alunos nas atividades propostas. Foi muito gratificante ver como esse projeto mudou a vida dos alunos, sua postura, sua forma de falar e de se expressar com maior domínio e naturalidade”, concluíram as professoras.

21/11/2017
A secretaria da Educação promove diversas atividades em comemoração ao dia da Conciência Negra

A secretaria da Educação promove diversas atividades nas escolas municipais a fim de motivar a discussão sobre a cultura afro-brasileira e a luta pela igualdade racial. Na EMEF “Carmelino”, os trabalhos sobre consciência negra foram orientados pelas professoras do Tempo Integral, em especial pelas responsáveis pelas oficinas de leitura, e culminaram em uma exposição aberta a toda a comunidade. Segundo a professora Márcia Menossi, o projeto foi desenvolvido ao longo de um mês e teve uma ótima aceitação por parte dos alunos.

“Trabalhamos músicas, livros e incentivamos os alunos a confeccionarem os materiais artesanais que estão sendo expostos.  Uma das histórias trabalhadas em sala de aula é a das bonecas Abayomi, feita nos navios negreiros por mães escravas que tiravam pedaços de suas próprias roupas, recortavam as tiras e confeccionavam bonecas para as crianças poderem brincar. Nessa exposição, vemos várias bonecas em barquinhos, fazendo alusão a essa história de resistência. As próprias crianças bordaram as bonecas, cujo nome Abayomi significa “encontro precioso”. Foi um trabalho caprichado. Quando eles viram aquelas bonecas negras feitas em papel, com as roupas feitas do material que eles recortaram, com os turbantes, eles se encantaram. Acho que mais do que nós professoras, as crianças ficaram encantadas por verem o trabalho delas exposto de uma forma tão bonita. Assim, de uma forma muito lúdica, pudemos trabalhar o não preconceito, a aceitação sobre o cabelo e a cor da pele”, contou a professora.  

Ainda de acordo com a professora Márcia Menossi, o trabalho de confecção do artesanato levou duas semanas, mas antes disso foram desenvolvidas reflexões a partir de músicas e livros sobre o tema. Uma música que marcou o projeto foi “Olhos Coloridos”, que ficou célebre na voz de Sandra de Sá. Além disso, uma boneca negra de tecido foi confeccionada e era levada para casa pelas crianças, que depois precisavam relatar como foi a experiência de receber a visita em casa. “Todas as professoras do Tempo Integral participaram do projeto, em especial as professoras Angélica, Viviane, Márcia e Fernanda, das oficinas de leitura, que ocorrem todos os dias da semana no período da tarde”, complementou.

A Lei Municipal n. 1426 de 23 de abril de 1990 declara o dia 20 de novembro o “Dia de Reflexão sobre a Consciência Negra”, em Pompeia. A data é comemorada no Brasil desde o início da década de 1970, em alusão à morte do líder Zumbi dos Palmares, em 1695. Zumbi foi uma das principais figuras históricas da luta pela libertação dos negros escravizados no Brasil.

19/06/2017
Prefeita Tina visitou instalações e registrou necessidade de reparos. Setenta porcento dos funcionários das creches têm férias vencidas. MEC autoriza fechamento de unidades durante período de recesso escolar 

Fotos registradas pela nova direção da creche “Maria Stella de Carvalho Lacombe”, no início do ano, mostram uma unidade com a estrutura bastante prejudicada pela falta de manutenção, evidenciando o desafio da nova gestão, que está empenhada, desde que assumiu, em melhorar a estrutura da educação municipal.

Alguns reparos já foram feitos, mas a maior parte da manutenção e os trabalhos de dedetização e desratização não podem ser realizados no período de funcionamento regular da creche, em razão dos transtornos que causariam e também devido aos riscos de contaminação que oferecem. Além disso, 52 dos 67 funcionários da creche (77%) estão com as férias vencidas. Na creche “Paulo Vicente de Azevedo” a situação é semelhante.

A prefeita Tina Januário visitou as instalações da creche “Maria Stella” na última quarta (14). Na ocasião, a chefe do executivo identificou e registrou a necessidade de reparos e também participou da entrega de mais de 200 novos colchões, cobertores e outros utensílios. Por esses motivos, a secretaria municipal de Educação planeja fechar a creche durante o período de recesso escolar. O Ministério da Educação (MEC) autoriza esse fechamento. O órgão homologou, em março de 2013, um parecer do Conselho Nacional de Educação (CNE), defendendo a necessidade de as instituições de educação infantil terem recessos escolares para que possam realizar serviços de manutenção em seus prédios, além de avaliar práticas pedagógicas e replanejar o currículo de professores.

O parecer foi uma resposta ao questionamento da Secretaria de Educação da cidade de São Paulo e, ao ser aprovado pelo MEC, pode ser utilizado como diretriz em todo o país.

“Precisamos realizar a limpeza de caixas d’água, reformar os banheiros e realizar melhorias em forros da creche, dentre outras coisas. Por isso esse período de recesso escolar, em que a unidade permanecerá fechada, será fundamental. Nossa gestão está tomando medidas importantes para melhorar a estrutura da nossa educação. A EMEF “Grupão”, por exemplo, recebeu uma reforma importante. Quando assumimos, a secretaria da escola estava com a cobertura comprometida, de modo que, em dias de chuva, o espaço ficava todo alagado, colocando em risco os equipamentos. Também havia muito mau cheiro e infestação de pombos e insetos. A última manutenção no espaço havia acontecido há oito anos até que nós realizamos essa reforma”, concluiu o responsável pela secretaria municipal de Educação, Adriano Aparecido.

19/06/2017
Prefeita Tina faz visita surpresa à USF “Zugão” 

Funcionários da USF “Odair Aparecido Roque Botter” foram surpreendidos hoje (14) pela visita da chefe do executivo municipal que esteve na unidade para supervisionar o atendimento prestado à população. Segundo a prefeita, o objetivo da visita foi reforçar mais uma vez a mensagem sobre a importância da atenção e do cuidado no trato com a população.

“Eu estou sempre em contato com os cidadãos de Pompeia, ouvindo suas sugestões, demandas e também algumas reclamações. Uma das nossas principais preocupações é prestar sempre o melhor atendimento à população, especialmente na área da saúde. Então, hoje nós estivemos aqui, conversando com a equipe da unidade, principalmente com o médico Felipe, reforçando essa direção para que todos se esforcem para atender bem a cada um dos usuários da saúde municipal”, comentou a prefeita. 

Na ocasião, Tina também cobrou dos funcionários o respeito aos horários e enfatizou a importância de uma boa comunicação interna para evitar que desencontros de informações prejudiquem os atendimentos. “Lembro que em julho de 2005 nós finalizamos a reforma e remodelação completa dessa unidade. Naquela época a sala de espera era maior e havia uma televisão. Foi um investimento na humanização da saúde, uma importante conquista para a cidade, principalmente para os bairros atendidos. Gostei muito de estar aqui hoje e de ter a oportunidade de ouvir e abraçar as usuárias da unidade”, concluiu.

19/06/2017
Parceria da secretária de Educação com o Sicredi proporciona “viagem pelo universo” e reflexão sobre padrões de consumo a alunos da rede municipal 

Com sessões em ambiente de imersão com produções variadas, abordando conhecimentos de Astronomia, Biologia, Meio Ambiente e Sustentabilidade e em conformidade com o currículo escolar, o planetário dá nova dimensão ao conhecimento adquirido no ambiente de ensino formal, fazendo com que a construção do conhecimento proporcione também divertimento.

O objetivo do Sicredi e Sescoop é proporcionar uma atividade de divulgação científica, acessível aos mais diversos públicos, ao mesmo tempo em que – ao contrapor a humanidade à escala cósmica - fornece elementos para uma reflexão sobre a atuação em relação aos padrões de consumo, pressão sobre ecossistemas e esgotamento de recursos naturais.

19/06/2017
Parceria da secretária de Educação com o Sicredi proporciona “viagem pelo universo” e reflexão sobre padrões de consumo a alunos da rede municipal

Com sessões em ambiente de imersão com produções variadas, abordando conhecimentos de Astronomia, Biologia, Meio Ambiente e Sustentabilidade e em conformidade com o currículo escolar, o planetário dá nova dimensão ao conhecimento adquirido no ambiente de ensino formal, fazendo com que a construção do conhecimento proporcione também divertimento.

O objetivo do Sicredi e Sescoop é proporcionar uma atividade de divulgação científica, acessível aos mais diversos públicos, ao mesmo tempo em que – ao contrapor a humanidade à escala cósmica - fornece elementos para uma reflexão sobre a atuação em relação aos padrões de consumo, pressão sobre ecossistemas e esgotamento de recursos naturais.

19/06/2017
Inscrições estarão abertas entre os dias 21 e 30 de junho 

A divisão de Esportes, Lazer e Recreação da Prefeitura de Pompeia já organiza o Campeonato de Futsal de Férias que será realizado na cidade a partir do dia 10 de julho. As inscrições das equipes acontecem entre os dias 21 e 30 de junho. O congresso técnico está marcado para o dia 4 do próximo mês. Já a divulgação das tabelas de jogos acontece entre os dias 6 e 7.

Atletas do município de Pompeia podem se inscrever gratuitamente por meio de fichas que estarão disponíveis na secretaria da Divisão de Esportes, localizada na Arena Esportes & Eventos - rua Presidente Eurico Gaspar Dutra, bairro JK. Cada equipe poderá contar com até 12 atletas inscritos nas seguintes modalidades: Masculino livre, sub 17 e sub 15; e feminino livre.

De acordo com a coordenação do campeonato, serão adotadas as regras da Federação Paulista de Futsal e os jogos serão mediados por árbitros contratados. Haverá premiação para os primeiros e segundos lugares de cada modalidade. Todos os atletas das equipes vencedoras receberão medalhas. Além disso, os artilheiros do campeonato e os goleiros menos vazados também serão premiados. 

19/06/2017
Camisas ajudam na identificação dos profissionais em visitas domiciliares 

O Superintendente do Departamento de Higiene e Saúde (DHS), Rogério Teixeira Barbosa, o “Pida”, e o diretor da Vigilância Sanitária, João Marcelo Destro, o “Shell”, entregaram uniformes novos para os funcionários do setor, no início da semana. Os agentes da Vigilância Sanitária realizam um trabalho de campo para prevenir e combater doenças como dengue e leishmaniose, por meio de inspeções criteriosas em terrenos baldios, caixas d’água, calhas, telhados e no interior das residências. Tais agentes são responsáveis, dentre outras coisas, pela aplicação de larvicidas e inseticidas e por orientar a população sobre a prevenção e o controle de doenças.

De acordo com o superintendente Pida, os uniformes são importantes para a identificação desses profissionais. “A utilização dos uniformes proporciona mais segurança aos cidadãos que recebem os agentes de saúde em suas casas. Isso certamente vai contribuir para que a população atenda os profissionais cada vez melhor, contribuindo com as nossas ações de prevenção a doenças”, comentou.

Já o diretor João Marcelo Destro destacou o investimento da administração municipal na saúde, que proporciona melhores condições para que funcionários desempenhem suas funções. A vigilância sanitária de Pompeia conta com os serviços de uma farmacêutica, três veterinárias, um zootecnista e dez agentes de saneamento.

O bom trabalho do setor é refletido nos resultados da saúde. Em 2017, Pompeia não registrou casos de dengue e teve um dos melhores índices de Breteau (que define a quantidade de insetos em fase de desenvolvimento encontrados nas residências com base no resultado final das visitas dos agentes comunitários) da região. 

19/06/2017
Funcionárias do CRAS de Pompeia participaram de um curso de capacitação 13/06

Funcionárias do CRAS de Pompeia participaram de um curso de capacitação sobre “Gestão do Cadastro Único e do Programa Bolsa Família” oferecido aos municípios da área de abrangência das DRADS de Marília e Dracena. O curso ocorreu de 22 a 26 de maio, na cidade de Avaré, e teve o objetivo de qualificar gestores e técnicos municipais por meio do compartilhamento de informações, técnicas e métodos que devem contribuir para a construção democrática da inclusão social.

Atualmente, Pompeia tem 386 famílias beneficiadas pelo programa Bolsa Família. Por meio do Cadastro Único mantido pelo CRAS, estas famílias são acompanhadas também pelos setores de saúde e educação do município, com resultados muito satisfatórios, medidos por índices que colocam Pompeia acima da média estadual.

A taxa de atualização cadastral (TAC) mínima exigida pelo governo é de 0,55. A média do estado é de 0,65 e o município de Pompeia está ainda melhor, com uma taxa de 0,73. Isso significa que 73% das famílias com o perfil do Cadastro Único têm cadastros válidos e atualizados, em Pompeia.

A taxa de acompanhamento da Agenda de Saúde (TAAS) mínima exigida pelo governo é de 0,30, mas Pompeia já tem uma taxa de 0,81, o que significa que 81% das famílias do município inseridas no Programa Bolsa Família e que têm em sua composição crianças menores de sete anos e mulheres entre 14 e 44 anos recebem o acompanhamento da Agenda de Saúde.

Já a taxa de acompanhamento de freqüência escolar (TAFE) mínima exigida pelo governo é de 0,30, sendo que neste quesito o município de Pompeia tem uma taxa excelente de 0,98. Ou seja, o município registra a frequência escolar de 98% das crianças de famílias cadastradas no programa Bolsa Família.

Situado na rua Pedro Paulino Filho, nº 220, o CRAS de Pompeia atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, sem intervalo para o almoço. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3452-2940.

19/06/2017
Prefeita Tina participou da entrega na EMEF “Grupão” 13/06

A administração municipal providenciou a compra de cerca de 2 mil kits de higiene bucal que começaram a ser entregues hoje (13) para as crianças matriculadas nas escolas do município. A prefeita Tina Januário esteve na EMEF de Pompeia (“Grupão”) participando da entrega dos primeiros estojos e destacou a importância desse investimento na saúde dos alunos.

“Nós sempre nos preocupamos com a saúde bucal da população. Em 2006, inauguramos o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), que sempre contou com profissionais especialistas em diversas áreas da odontologia, inclusive cirurgiões, e com uma estrutura adequada. No DHS, também sempre investimos em kits de higiene bucal para os alunos do município, porque sabemos da importância disso para a prevenção de cáries”, comentou a prefeita.

Segundo o coordenador Eliézer Oeda, além de receberem os kits de higiene bucal, as crianças da rede municipal de ensino também receberão palestras e serão acompanhadas durante todo o ano letivo pelos dentistas das escolas em escovações assistidas semanais e bochechos com solução de flúor. “Esse é um trabalho muito importante que está sendo retomado pela gestão da prefeita Tina Januário. É fundamental ensinar as crianças sobre a importância da escovação e investir na prevenção de cáries”, destacou o superintendente do DHS, Rogério Teixeira Barbosa, o Pida.

19/06/2017
Festa voltou a ser aberta para a comunidade após muitos anos. Escolas estaduais, municipais e Apae promovem eventos ao longo deste mês 12/06

Teve início, na última sexta (9) a temporada de festas juninas de Pompeia. De acordo com o cronograma da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, além das escolas municipais, os eventos também envolvem unidades estaduais de ensino e a APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais).

No sábado, dia 10, o evento da Emef de Pompeia (Grupão) foi aberto à comunidade e surpreendeu pelo sucesso de público. De acordo com os organizadores, todos os pais compareceram, e o evento atraiu também muitos ex-alunos. A estimativa é que cerca de 2 mil pessoas tenham passado pela festa que conseguiu uma boa arrecadação. No mesmo dia, às 19h, o ginásio de esporte “Panelão” sediou o arraiá da Apae, que também foi um sucesso.

Próximos eventos
A Emef “Professor Carmelino José Dalsenter” fará sua festa no dia 13, às 18h30, na quadra esportiva. Já o Cemei “Maria Stella de Carvalho Lacombe” realizará seu evento junino no dia 14, às 18h30, na Arena de Esportes e Eventos.

No dia 23, será a vez das unidades Cemei “Paulo Vicente Azevedo e Emef “Orlando Cassaro”, ambas em Paulópolis, simultaneamente às 18h. Ainda no dia 23, a Escola Estadual “17 de Setembro” organiza sua festa às 18h30.

Por fim, o Cemei “Sonho de Criança” fecha a temporada de festas juninas no dia 24, às 14h30, no ginásio “Panelão”. Os eventos têm o apoio da Prefeitura e mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3452-2818 (Secretaria de Educação e Cultura de Pompeia).

19/06/2017
Exercícios ajudam a diminuir impactos nas articulações de sustentação do corpo e na coluna vertebral 

Tiveram início na última semana as aulas gratuitas de Pilates solo na Academia Municipal Vida. A técnica é reconhecida para tratamento e prevenção de problemas na coluna. Interessados ainda podem se inscrever. Para participar é necessário encaminhamento médico. As turmas de Pilates têm aulas às segundas e quartas-feiras, das 9h às 10h00.

Segundo Rosangela Piccinelli, os participantes praticam exercícios de flexibilidade, força, e equilíbrio, acompanhados de professoras que orientam a prática da respiração, concentração e alinhamento de postura, para a execução correta de cada exercício. “É uma técnica que une alongamento, flexibilização, fortalecimento muscular, equilíbrio e reeducação postural de uma forma bem tranquila, para que o indivíduo atinja seus objetivos, sempre respeitando os limites do seu corpo”, comentou.

A Academia Vida também oferece aulas de Ginástica Geral, Tae Bo, Step, Treinamento Funcional, aulas para a terceira idade, exercícios locais e alongamentos. 

19/06/2017
Projeto que terminou na última sexta-feira (09), passou por 28 bairros e recolheu mais de 20 caminhões de materiais descartados 

Os moradores de Pompeia atenderam ao chamado, abraçaram a causa e fizeram do mutirão Cidade Limpa 2017 um sucesso. Durante toda a semana, foram recolhidos quatro caminhões por dia de lixo e materiais inservíveis das casas dos moradores, totalizando 20 toneladas.

O mutirão da limpeza foi uma iniciativa da TV Tem em parceria com a Prefeitura de Pompeia, percorrendo 28 bairros da cidade de 05 a 09 de junho, recolhendo todo tipo de material sem uso como móveis velhos, eletrodomésticos quebrados, restos de madeira, peças de metal, papelão, colchões, pneus, sofás e recicláveis (exceto, resíduos de construção e galhos de árvores).

O objetivo de mobilizar a população em prol de uma cidade mais limpa foi alcançado. “Isto é muito bom para a cidade, pois demos a destinação correta para todo esse material inservível que estava acumulado nas casas, impedindo que fosse jogado nas vias públicas, evitando bichos, ratos e a proliferação de mosquitos transmissores da dengue e outras doenças”, comentou João Marcelo Destro, o “Shell”, chefe da Vigilância Sanitária.

Para a prefeita Tina Januário, o envolvimento da população garantiu o sucesso do Cidade Limpa em nosso município. “Temos que agradecer a todos os moradores que colaboraram. Os materiais foram separados de forma correta e os nossos servidores fizeram um bom trabalho recolhendo toneladas de objetos descartados. Essas ações são muito importantes para a preservação do meio ambiente e da saúde da população” afirmou.

19/06/2017
Equipes da Prefeitura recuperam a ponte sobre o córrego Jacutinga e realizam manutenção na estrada do Pau d’Alho e da Fazenda São Miguel

Moradores de cerca de 10 propriedades rurais da região dos bairros Cabeça de Porco e Vila Olinda serão beneficiados pelo trabalho de recuperação da ponte sobre o córrego Jacutinga que a Prefeitura iniciou ontem (9). Sem a ponte os munícipes precisavam percorrer um caminho maior para chegar ao centro da cidade. Segundo o responsável pelo setor, já foram utilizados cerca de 200 caminhões de terra na obra.

“Estamos utilizando uma retroescavadeira grande, uma pequena, três caminhões e uma pá carregadeira. O nível da água subiu muito e a força da enxurrada destruiu as cabeceiras e a estrutura de madeira”, comentou o vice-prefeito França.

A fragilidade e o mau estado de conservação das pontes da zona rural, danificadas com frequência a cada período chuvoso dos últimos anos, sem receberem manutenção adequada, culminou em um grande desafio para a nova gestão da Prefeitura de Pompeia, que se desdobra, novamente, após as fortes chuvas de maio, para atender com agilidade aos moradores dos diversos pontos afetados.

A dificuldade é ainda maior devido à situação crítica da Frota Municipal, mas as equipes da Prefeitura estão mobilizadas para minimizar os danos e a prefeita Tina Januário demanda recursos estaduais e federais para que se possa investir em soluções mais permanentes para o problema, futuramente.

Equipes da Prefeitura também trabalham na manutenção das estradas do Pau d’Alho e da Fazenda São Miguel. A maior chuva dos últimos 16 anos e o tráfego intenso de carretas e caminhões pesados tem castigado as estradas rurais do município. A administração Tina Januário iniciou no final de maio uma operação tapa buracos na Vicinal “Tufic Baracat”, que liga Pompeia a Queiroz. Sem recape há anos, a via foi a primeira contemplada pela nova fase da operação que chega a zona rural após passar por diversos bairros da cidade.

De acordo com a prefeita Tina, o desafio é grande, mas a dedicação da administração para superá-lo é maior. “A marca desses primeiros meses da nossa gestão é a superação. Mesmo trabalhando com poucos recursos, estamos empenhados em atender rapidamente os moradores afetados pela chuva, além de resolver tantos problemas urgentes, principalmente na área da saúde, que afetavam o dia a dia da nossa população. Os resultados estão aparecendo, e trabalharemos cada vez mais para melhorar a vida das pessoas”, concluiu.

19/06/2017
Vice-prefeito José França acompanhou servidores municipais em obra de canalização de água pluvial

O vice-prefeito José França acompanhou servidores municipais em obra de canalização de água pluvial realizada hoje (8) na rua Bento Luppi, no Residencial Borasca. A iniciativa surgiu com o diagnóstico de que o asfalto do local não resistia às frequentes enxurradas, que, sem vazão, acabavam por ocasionar a abertura de crateras. Uma retroescavadeira foi utilizada para a retirada da massa asfáltica desgastada. Em seguida, o solo foi nivelado e o serviço de alvenaria concluído.

19/06/2017
O mágico Felipe Gouvea trouxe ao Clube JK números incríveis que encantaram alunos da rede municipal de ensino

Circo em Paulópolis, rock no Projeto Guri e um show de mágica no Clube JK fizeram parte da “Semana Cultural” em Pompeia. O mágico Felipe Gouvea apresentou, no último dia 2 de junho, o espetáculo “Incrivelmente Mágico” pelo Circuito Cultural Paulista, programa do Governo do Estado realizado em parceria com a Prefeitura.

Segundo Gouvea, a apresentação interagiu com as crianças e o retorno foi bastante positivo. “Achei incrível esta troca de energia e o envolvimento e a curiosidade dos alunos por conta da mágica. Penso que a mágica existe para quem acredita e as crianças acreditaram até o fim. O espetáculo teve casa cheia e não esperava tanto público assim”, comenta.

Felipe ainda não conhecia Pompeia. “Eu sou da vila Pompeia em São Paulo e não tinha vindo ao município de Pompeia anteriormente. Fiquei muito feliz, adorei o interior e a comida é bastante saborosa. Nossa turnê pelo Circuito Cultural passou por Paraguaçu Paulista. Meu endereço nas redes sociais é Mágico Felipe Gouvea”, destaca.

O Circuito Cultural, que também é organizado pela Apaa (Associação Paulista dos Amigos da Arte), voltará com atrações nos meses de agosto e setembro. Mais informações podem ser obtidas pelo site www.omelhordaculturasp.com.

19/06/2017
Presidente da Frente Parlamentar dos Rodeios também sinalizou apoio à Festa do Peão do município 

O deputado federal Capitão Augusto (PR) esteve em Pompeia no último sábado, dia 3, em encontro realizado na Câmara Municipal, com a presença da prefeita Tina Januário, que aproveitou a ocasião para pleitear recursos para a Santa Casa de Misericórdia e apoio para a aguardada Festa do Peão Boiadeiro. O evento foi bastante prestigiado pela população e contou também com a participação dos vereadores Márcio Rogério Caffer, o Café (PMDB), De Bolachinha (DEM), Rodolfo Marino (PSB), Leão (PMDB) e Adriana Borrasca, presidente do PR de Pompeia, que foi quem intermediou o contato com o deputado.

Um dos destaques da visita foi o anuncio do parlamentar sobre a destinação de R$ 300 mil para a Santa Casa de Pompeia. “Viemos tratar da questão da Santa Casa, que está numa situação que me preocupa como deputado parceiro do município. Mais de R$ 2 milhões em dívidas é algo que prejudica o serviço oferecido por essa importante entidade. Por isso, atendendo a demanda da prefeita Tina Januário, nós iremos destinar R$ 300 mil para a Santa Casa de Pompeia, por meio de uma emenda impositiva”, declarou o Capitão Augusto, que arrancou aplausos do auditório.

A presença marcante do público, que lotou a Câmara Municipal, impressionou o deputado. Mais de duzentas pessoas compareceram ao evento. “Eu vim aqui retribuir a visita da prefeita Tina e da vereadora Adriana que estiveram no meu gabinete em Brasília. Fiquei surpreso com a receptividade das pessoas. Ver o carinho delas é uma satisfação muito grande”. A prefeita Tina Januário, por sua vez, enalteceu a disposição do deputado de ajudar. “Estou certa de que este é o início de uma parceria que renderá ótimos frutos para Pompeia”, celebrou.

O deputado, que é presidente da Frente Parlamentar dos Rodeios, também destacou sua intenção de colaborar com a próxima edição da Festa do Peão de Pompeia. “Estive em contato com o Ministro do Esporte solicitando prioridade para Pompeia, para que nós consigamos já contribuir com o rodeio deste ano. É só uma questão de tempo, uma questão burocrática, porque com o nosso apoio a cidade já pode contar”, destacou. Como presidente também da Frente Parlamentar das APAEs, o deputado federal acenou a intenção de colaborar também com a associação de pais e amigos dos excepcionais do município.

“O deputado é uma pessoa muito humilde, nos recebeu muito bem em Brasília e hoje esteve aqui conosco, já anunciando R$ 300 mil para a Santa Casa, além da intenção de ajudar a nossa festa do Peão, que é um evento tradicional, do qual a população gosta muito. Então nós estamos muito contentes, porque é um momento difícil, estamos lidando com as dívidas que herdamos da administração anterior, além de vários problemas estruturais que assumimos, de modo que toda ajuda é bem-vinda e o deputado realmente está se mostrando muito disposto a ajudar”, concluiu a prefeita.

19/06/2017
Pacientes com sobrepeso têm acompanhamento multidisciplinar 

O programa ‘Atitude + Saúde’ do DHS é o mais novo aliado da população de Pompeia na luta contra a obesidade e na busca por mais qualidade de vida. Desde março, uma equipe multiprofissional da saúde tem se dedicado a orientar e acompanhar semanalmente um grupo de mais de 50 pessoas que objetivam a perda de peso e a prevenção de doenças como hipertensão e diabetes, dentre outras, por meio da adoção de hábitos mais saudáveis, aliando boa alimentação à prática de atividades físicas. O programa oferece um tratamento completo que em último caso pode levar ao encaminhamento para cirurgia bariátrica.

Na última terça-feira (06), o Centro de Especialidades Médicas realizou o primeiro encontro geral entre os participantes, que até então estavam separados em grupos. Durante os primeiros meses do programa, nutricionistas deram instruções sobre como adequar a alimentação equilibrada ao orçamento, enquanto a psicóloga realizou rodas de conversas e dinâmicas para encorajar mudanças de hábitos e auxiliar a superação de armadilhas da mente.

Segundo as profissionais, muitas vezes o trabalho em grupo acaba sendo mais eficiente que o individual, porque os participantes se sentem à vontade para discutir suas aflições, pois estão ao lado de pessoas que passam pelos mesmos problemas, por isso não se sentem sozinhos. Nesses grupos, todos buscam o mesmo objetivo, então conseguem dar suporte uns aos outros.

A prefeita Tina Januário reafirmou a prioridade dada pela administração municipal à saúde, lembrando que obesidade, sedentarismo e má alimentação são fatores de risco para o desenvolvimento de doenças crônicas, o que aumenta a importância de ações voltadas à prevenção. “Estamos investindo para que a população conte com um atendimento cada vez melhor. O ‘Atitude + Saúde’ é um programa importante, tanto para a prevenção quanto para o enfrentamento do problema da obesidade. Os profissionais são capacitados e os participantes estão bastante motivados. Acreditamos que o resultado será muito positivo”, comentou.

19/06/2017
Projeto Guri tem “Dia de Rock” com conscientização sobre direitos das crianças e adolescentes 

O polo Pompeia do Projeto Guri envolveu alunos e familiares em uma atividade sócio-educativa que tratou dos direitos das crianças e adolescentes, ao som de muito rock. Uma banda formada por professores do projeto tocou clássicos do estilo musical, apresentando aos presentes canções de bandas como Red Hot Chilli Peppers, Van Halen, Europe, Rolling Stones e Beatles.

Segundo a coordenadora Eloisa Cremon, a ideia de tratar do Estatuto da Criança e do Adolescente em uma festa com a temática musical do rock surgiu pela coincidência de o dia 13 de julho ser uma data especial tanto para o ECA quanto para o estilo musical. “Nessa data, em 1990, o ECA foi instituído. E também no dia 13 de julho é comemorado o Dia do Rock. Então nesse evento além de uma celebração musical nós tivemos essa ênfase na conscientização das crianças e dos adolescentes acerca dos seus direitos e deveres”, comentou a coordenadora.

Antes da execução de “Que País É Esse?”, clássico da banda Legião Urbana, um dos principais expoentes do rock nacional dos anos 1980, a coordenadora incentivou os alunos a refletirem sobre a realidade social e política do país. “Muitas músicas de rock falam sobre a situação dos países, são questionadoras, levantam dúvidas que fazem as pessoas pensarem. Considero isso importante. É necessário que os cidadãos consigam refletir, ser críticos. Assim nós construiremos um país melhor”, acrescentou Eloisa.

O Projeto Guri, que promove aulas gratuitas de música para crianças e adolescentes, existe em Pompeia desde 2006. Atualmente, há 56 pompeianos matriculados. Os interessados poderão se inscrever no projeto de 24 de junho até 7 de julho. Também está prevista para o final de junho uma nova ação musical dos alunos do Guri, no centro da cidade, em comemoração ao dia mundial da música.

A coordenação regional do Projeto Guri realizou no início do ano uma reunião com a prefeita de Pompeia, Tina Januário. A parceria com o município, que já dura mais de 10 anos, foi renovada com sucesso.

19/06/2017
Administração da prefeita Tina Januário (PTB) já destinou dois grandes eventos para a vila neste ano; circo foi apresentado pelo Circuito Cultural 

O espetáculo “Circo de Coisas” alegrou centenas de crianças em Paulópolis, na última quarta-feira, dia 31 de maio. Atração da Companhia Circo de Bonecos, inspirada em técnica circense da Bélgica, veio a Pompeia como parte do Circuito Cultural Paulista, programa do Governo do Estado, realizado em parceria com a Prefeitura.

De acordo com o presidente da Câmara, Valdir Cervelin, o Leão (PMDB), o Legislativo tem atuado em sintonia com o Executivo e apoia iniciativas culturais. “Já é a segunda atração que a prefeita Tina traz a Paulópolis nesses primeiros cinco meses de governo. Nos últimos oito anos, a vila ficou esquecida. Além de crianças, muitas famílias acompanharam a apresentação de circo”, destaca.

Segundo o secretário municipal de Educação e Cultura, Adriano Nascimento, a apresentação circense vem de encontro com a proposta pedagógica do ensino integral, tanto no fundamental como no infantil. “O evento reforça a preocupação do governo Tina com a aprendizagem dos alunos, sempre visando um ensino de qualidade. Não é diferente em Paulópolis, que saiu do esquecimento, porque nossa prefeita tem um carinho enorme pelos moradores daqui”, complementa.

O palhaço manipulador de objetos Claudio Saltini relatou a importância do Circuito Cultural, da Secretaria de Estado da Cultura, em trazer o “Circo de Coisas” para Pompeia. “Foi bastante divertido se apresentar em Paulópolis. As crianças gostaram e ficaram o tempo todo ligadas no espetáculo. A família inteira compareceu. Acho isso fantástico, de trazer a apresentação para um público carente de eventos teatrais. É um movimento que não pode acabar nunca”, comenta.

Conforme explicou a diretora da companhia, Teka Queiroz, os atores Claudio Saltini e Sandro Gattone se colocam sempre em risco, sem máscaras, para que o trabalho se torne vivo e pulsante. “É um circo de manipulação de objetos e aborda uma técnica circense da Bélgica que trouxemos de forma inédita ao Brasil. Nós estreamos esse espetáculo no Festival Internacional de Teatro de Objetos em Recife”, conta.

19/06/2017
Setenta e duas famílias foram beneficiadas. Loteamento foi documentado junto ao Cartório de Registro de Imóveis em tempo recorde 

A prefeita Tina destaca o empenho da administração municipal em regularizar a situação do loteamento. “Nós sabemos da importância dessa conquista para essas famílias. O Núcleo Odilon tinha essa pendência de regularização há muito tempo e era algo que prejudicava os cidadãos, que não conseguiam as escrituras de seus imóveis. Nós assumimos como prioridade o objetivo de reverter a situação, desde que fomos eleitos, e conseguimos, com bastante trabalho, trazer essa boa notícia para essas famílias”, afirmou a prefeita.

A chefe da divisão de contratos e convênios, Thalita Faleco, ressalta que os mutuários que não compareceram à reunião ainda podem conseguir as matrículas dos imóveis no setor de obras da Prefeitura de Pompeia. Já o oficial do Cartório de Registro de Imóveis de Pompeia, Marcelo Moraes, parabenizou a gestão municipal pela rapidez do processo. “A administração municipal conseguiu executar em 5 meses um trabalho complexo que muitas vezes leva mais de um ano. Isso é eficiência e competência e quem ganha é a população. Parabéns”, afirmou Marcelo.

O cidadão Ricardo de França Polli, um dos beneficiados pela regularização do loteamento, comemora o recebimento da matrícula. “Esse documento é muito importante para mim. Antes essa região constava na CDHU como área verde, uma situação que nos deixava inseguros, porque era como se a nossa propriedade não existisse. Agora, graças ao trabalho da Prefeitura, nós não precisamos mais nos preocupar, temos essa matrícula e em breve teremos a escritura. Estou muito satisfeito com a administração da prefeita Tina Januário. Vemos que nossa cidade mudou muito, e para melhor”, afirmou Ricardo. 

19/06/2017
Crianças da EMEF “Carmelino” têm aula de educação ambiental com a professora Camila Falcão 

O dia foi de colheita para os alunos do Tempo Integral da EMEF “Carmelino”. Desde o início do ano, eles desenvolvem o projeto da horta educativa, orientados pela pedagoga e bióloga Camila Falcão de Sá Soares, professora da disciplina de Educação Ambiental. Depois de se dedicarem ao plantio e ao cultivo de vegetais, eles enfim puderam colher o fruto do seu trabalho e levar o resultado para casa. “Nós plantamos alface, cebolinha, berinjela. É um projeto que vamos desenvolvendo no decorrer do ano. Os alunos plantam, colhem e levam os alimentos para casa”, contou Camila.

Segundo a professora, a finalidade da horta na escola é ser um ponto de partida para uma verdadeira educação ambiental, preparando as crianças para compreender melhor a relação dos seres humanos com a natureza. O trabalho com os alunos do Tempo Integral da EMEF “Carmelino” abrange os quartos e quintos anos.  Além da experiência na horta, os alunos também têm aulas teóricas.

“Antes da prática eles aprendem tudo sobre o alimento, sobre o plantio, sobre a luminosidade, o solo. Trabalhamos em sala de aula o tema da sustentabilidade, da reciclagem. Inclusive já construímos brinquedos reciclados, como uma forma de ensinar as crianças a reaproveitar aquilo que seria descartado para algo bom com o qual eles podem se divertir”, destacou ela.

O projeto parece agradar as crianças que demonstraram muito interesse pela matéria e estavam ansiosos pela colheita. “Todos interagem muito. Eles acompanham o alimento crescendo no dia a dia e dão muito valor a esse crescimento porque sabem que foram eles que plantaram. O interessante é que eles ficam na expectativa pela colheita por um tempo e depois podem levar o alimento para casa, o que é muito gratificante”, concluiu. 

19/06/2017
Prefeita Tina demanda casas para Pompeia junto à secretaria estadual da Habitação 

A prefeita Tina Januário esteve hoje (23) na secretaria da Habitação do governo estadual, tratando de questões burocráticas referentes às 50 moradias populares aguardadas pela população de Paulópolis e demandando mais casas para Pompeia. A prefeita já havia recebido, há algumas semanas, a visita de representantes da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU).

As negociações avançaram em São Paulo, onde a chefe do executivo municipal foi recebida pelo assessor da secretaria da Habitação, Paulo Delgado. Segundo Tina, o encontro serviu para tratar de projetos e planos para impulsionar o setor habitacional de Pompeia, com atenção especial ao programa “Cidade Legal”, que tem o objetivo de implementar, agilizar e desburocratizar as ações e os processos de regularizações fundiárias de núcleos habitacionais.

“Conversamos sobre novos programas da CDHU, sobre o que há de novo daqui para a frente. Eu vim demandar novas casas para Pompeia, falar sobre projetos, caminhos para conquistarmos essas moradias. O assessor Paulo Delgado foi muito atencioso e nossa expectativa é muito boa. Essa é uma das prioridades do nosso governo. Estamos trabalhando para conseguir minimizar os problemas de déficit habitacional e melhorar a qualidade de vida das famílias que ainda não realizaram o sonho de ter sua casa própria”, afirmou a prefeita Tina Januário.

19/06/2017
População comemora sucesso das parcerias da nova gestão com hospitais privados. Saúde está prestes a zerar a fila para exames e consultas 

Um dos destaques dos primeiros meses da administração Tina Januário, o programa “Saúde em Dia” tem se mostrado eficiente em acabar com a longa fila de espera para exames e consultas que afligia a população de Pompeia. O investimento do governo municipal em parcerias com hospitais privados da região para intensificar e agilizar a realização de exames de alta complexidade é comemorado por cidadãos que finalmente conseguiram ser atendidos pelo SUS.

Mãe de três filhos, a pompeiana Luciane conta ter esperado 2 anos por uma ressonância para sua filha Eloá. A menina nasceu com falta de oxigenação no cérebro. Segundo Luciane, só agora, com a nova gestão, ela enfim recebeu a atenção necessária da rede de saúde municipal. “Antes era muito complicado. Eu fui por diversas vezes até o DHS, mas sempre ouvia ‘não’ como resposta. 

Não mostraram interesse pelo meu problema. Só me diziam que não era possível, pois precisava de sedação e aí arquivavam. Já com a atual administração, em março deste ano minha filha fez o exame, que por sua complexidade, foi realizado em Bauru. Finalmente, recebi o resultado do exame da minha filha. Hoje, ela tem acompanhamento neurológico de três em três meses, graças a um convênio feito pela prefeita entre o DHS e a Unimar”, declarou.

Até janeiro deste ano, mais de 2000 cidadãos aguardavam na fila de espera para exames e consultas. Hoje, a fila está praticamente zerada. Para a prefeita Tina Januário, os resultados de cinco meses de trabalho intenso em prol da saúde são notórios. “Os convênios que firmamos com hospitais privados para a realização desses exames de alta complexidade em regime de urgência surtiram efeito. O programa “Saúde em Dia” é um sucesso, não só pelos números, mas mais importante, pelo bem que tem feito a essas pessoas que esperaram tanto tempo na fila. Essa é a nossa prioridade: melhorar a vida das pessoas, investindo especialmente em saúde”.

A prefeita destacou que a saúde do município já está reestruturada, organizada e renovada.

“Não faltam mais remédios. Muitos já nem precisam ir até a farmácia, recebendo os medicamentos com o programa ‘Remédio em Casa’. Até julho teremos zerado a fila para exames e consultas, com o ‘Saúde em Dia’. Esses são bons indicadores de que a Saúde de Pompeia já vive um novo momento”, concluiu a prefeita. 

22/05/2017
Santa Casa de Pompeia recebe recursos para compra de equipamentos 

A Santa Casa de Pompeia foi contemplada com recursos de R$ 200 mil, sendo uma parte de R$ 100 mil destinada pelo deputado federal Alexandre Leite (DEM), por intermédio do vereador pompeiano, Dê Bolachinha (DEM). Prefeita Tina Januário (PTB) parabenizou a conquista.

Segundo o provedor da Santa Casa, Paulo César Garcia, o recurso vem em boa hora, num momento em que o hospital passa por sérios problemas financeiros, com dívidas herdadas e estrutura física deteriorada pelos corredores. “Não poderemos usar a emenda para pagar dívidas, mas vamos fazer a aquisição de aparelhos. Em até 15 dias iniciaremos a compra desses equipamentos porque o dinheiro já está na conta”, destaca.

De acordo com Paulo, duas alas do hospital necessitam de reforma. “Temos uma dívida grande e desafios pela frente. Quero agradecer o vereador Dê Bolachinha e o deputado Alexandre Leite pelo apoio”, complementa.

Conforme explicou Dê Bolachinha, o recurso foi pleiteado em fevereiro do ano passado quando ainda nem era vereador eleito. “Trabalhei para a eleição do deputado Alexandre em 2014 e, após o pleito eleitoral, pedi para que ele não se esquecesse de nossa cidade. Solicitei um recurso para a saúde de Pompeia e fui prontamente atendido”, revela.

O vereador pompeiano iniciou sua primeira legislatura com o “pé direito”. “Toda ajuda é bem-vinda e fico feliz em poder ajudar, pois a Santa Casa está com dívidas e precisa de dinheiro. Se os vereadores se empenharem, conseguiremos contribuir com a administração municipal. Temos que superar a crise com trabalho”, comenta Dê.

A prefeita de Pompeia, Tina Januário, agradeceu o apoio do vereador e deputado. “Sabemos que a Santa Casa passa por um momento gravíssimo, com dívidas que chegam a R$ 2 milhões, e o Dê Bolachinha tem atuado em prol de nossa cidade mesmo antes de ser eleito como vereador. Ele esteve em Brasília e falou pessoalmente com o deputado Alexandre”, conta.

Para Tina, o recurso contribui para a compra de equipamentos e materiais urgentes. “Temos que melhorar o atendimento à população e tentar mudar o cenário crítico da Santa Casa. O Dê Bolachinha está de parabéns e se tornou um exemplo para determinados políticos que só falam e não fazem. Espero que mais recursos venham futuramente para que possamos colocar Pompeia nos trilhos do progresso”, conclui a prefeita.

22/05/2017
Proerd conscientiza cerca de 300 crianças e adolescentes em Pompeia 

O Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência) da PM (Polícia Militar) faz um trabalho de conscientização com cerca de 300 alunos de escolas municipais e particulares de Pompeia. Projeto teve início em 1992.

De acordo com o policial militar Marcelo Mendes, que é instrutor do programa em Pompeia, as aulas ocorrem exclusivamente para os quintos anos do ensino fundamental. “São crianças e adolescentes de 10 para 11 anos. Trata-se de uma fase importante para a conscientização e combate às drogas e à criminalidade. Hoje, infelizmente, já é comum ver crianças fazendo uso de entorpecentes nas ruas. O Proerd tem o objetivo de mudar este cenário”, complementa.

A prefeita Tina recebeu os policiais militares em seu gabinete e lembrou a experiência positiva que teve com o projeto. “Meu filho se formou no PROERD e eu lembro como ele chegava em casa animado com o que aprendia com os policiais. Vejo que foi algo bom para a minha família, que me auxiliou na criação do meu filho, e que certamente ajudará muitas famílias de Pompeia”, destacou Tina.

Marcelo revela que mantém contato com famílias que possuem dependentes químicos. “Sabemos da realidade. Essas pessoas nos relatam o quanto a dependência é ruim. É algo que devasta a família. Em 2017, 100% das escolas pompeianas concederam abertura ao Proerd, para que a PM realize esse trabalho tão importante”, destaca.

O cabo PM Mendes agradece o apoio da corporação local. “Quero agradecer a colaboração da tenente Taís Mitsuka, nossa comandante aqui de Pompeia, e do sargento Matos, que também ministra aulas no Proerd. Ao final do projeto, que dura 12 semanas, promovemos uma formatura com os alunos, que ganham diploma”, conclui.

O Proerd é inspirado no DARE (Drug Abuse Resistance Education), criado pela professora Rutty Hellen em conjunto com o Departamento de Polícia de Los Angeles, nos EUA, em 1983. Em 1992, a ideia chegou ao Brasil e, em 2002, se expandiu para todos os Estados brasileiros.

22/05/2017
Prefeitura investe na formação de mais de 80 atletas do Projeto Judô em Ação 

O judô de Pompeia segue crescendo, conquistando adeptos e formando campeões.  Atualmente o projeto Judô em Ação tem cerca de 80 atletas inscritos, que têm entre 6 e 18 anos, sendo 30 federados, inclusive a judoca Inara Ribeiro da seleção brasileira sub-18. Os alunos recebem treinamentos físicos e técnicos, com aulas no período da manhã e da noite, às terças, quintas e sextas. As turmas estão praticamente completas, restando poucas vagas. A participação no projeto é totalmente gratuita. Materiais necessários à prática do esporte, como os quimonos, são cedidos pela Prefeitura.

De acordo com a professora Natália da Silveira Torres, uma das responsáveis pelo projeto, os judocas federados disputam cerca de 4 eventos oficiais importantes por ano. Contando amistosos, os atletas chegam a disputar até 10 campeonatos e para isso contam também com o suporte da ACEP (Associação Cultural e esportiva de Pompeia), de patrocinadores e dos próprios pais. Inara Ribeiro, judoca da seleção brasileira e aluna do Judô em Ação, é a 3ª do ranking brasileiro e 1ª do ranking paulista na categoria sub-18.

A prefeita Tina Januário destacou o objetivo de incentivar ainda mais o judô e enaltece o trabalho do Sensei Kanefumi Ura, um dos precursores do Judô de Pompeia. “Apesar da dificuldade financeira, nós fizemos questão de manter o projeto, assumindo esse compromisso de investir nos nossos atletas, e pretendemos futuramente, como mais recursos, incentivar ainda mais o judô. Nós temos a felicidade de contar com o valioso trabalho do Sensei Kane, um grande professor que cuida desse projeto com amor. Lembrar do Judô em Pompeia é lembrar do Sensei Kane”, afirmou a prefeita.

“Fui convidado para dar aulas de Judô no Tempo Útil, em 2005, ainda no tempo do ex-prefeito Vinho. Foi assim que começamos, com o apoio da Prefeitura e desde aquela época também com a ajuda de padrinhos, como o sr. Takashi Nishimura. As primeiras referências do judô de Pompeia foram os alunos do Tempo Útil, atletas formados naquele projeto. O fato de o Tempo Útil estar voltando me deixa muito feliz. É um projeto que promove a inclusão de pessoas carentes, abrincdo portas e formando campeões, faixas pretas”, recordou o Sensei Kane.

A prefeita Tina também destaca o apoio da sociedade às iniciativas municipais de inclusão e promoção do esporte. “O apoio e a participação da sociedade nesses projetos faz muita diferença. Eu já conversei com o empresário Takashi Nishimura algumas vezes sobre o judô e fiquei muito contente porque nós dois compartilhamos um grande carinho pelo esporte e porque sabemos que essa é uma parceria que rende bons frutos”, concluiu a prefeita. 

22/05/2017
Passeata marca Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração de Crianças e Adolescentes 

Uma grande passeata marcou o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração de Crianças e Adolescentes, em Pompeia. A ação foi promovida pelo Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, com o apoio da Prefeitura, e contou com a participação de representantes de diversos setores da sociedade. A fanfarra da Escola Estadual Cultura e Liberdade desfilou a frente de centenas de jovens e adultos mobilizados com o intuito de conscientizar toda a população sobre a gravidade e a importância do tema.

A iniciativa atraiu a curiosidade de comerciantes e pessoas que frequentavam o centro de Pompeia hoje (18) pela manhã. “A passeata chamou nossa atenção, achei muito interessante, principalmente por ter uma filha adolescente e entender a importância dessa conscientização. O panfleto que nós recebemos tem muitas informações, inclusive a orientação sobre como denunciar esses casos de abuso e exploração”, contou a trabalhadora Rosemeire Cristina Raimundo Gonçalves.

Aproximadamente 500 mil crianças e adolescentes são vítimas da exploração sexual no Brasil. A maior parte delas tem entre 7 e 14 anos. Estima-se que a cada 24 horas, 320 crianças e adolescentes são explorados sexualmente no país. Os números assustam, e infelizmente, por falta de informação ou por medo, apenas 7 em cada 100 casos de abuso são denunciados. Mesmo em Pompeia, uma cidade pequena e com baixos índices de criminalidade, a violência sexual contra crianças e adolescentes preocupa. “Por ter pessoas próximas que passaram por isso eu sei o quanto é necessário abrir os olhos da população para o fato de que nem sempre o abuso parte de pessoas estranhas, pelo contrário, na maior parte das vezes é alguém próximo, até da própria família, que comete esses abusos”, acrescentou Rosemeire.

A campanha de abrangência nacional tem como símbolo uma flor, como uma lembrança dos desenhos da primeira infância, associando a fragilidade da flor a de uma criança. O slogan “Faça Bonito - Proteja nossas crianças e adolescentes” quer chamar a sociedade para assumir a responsabilidade de prevenir e enfrentar o problema da violência sexual praticada contra crianças e adolescentes no Brasil. A mãe Luciana Yokomiso Ono também elogiou a iniciativa.

 “A mãe tem que tratar tudo em detalhes com o filho ou a filha. Nós temos que ter muito cuidado e estar sempre atentos. Não podemos deixar de falar sobre isso por constrangimento, vergonha. Temos que falar, alertar a todos. A iniciativa dos organizadores, que tiveram o apoio da Prefeitura, é louvável”, comentou Luciana.

22/05/2017
Prefeitura entrega coletes para monitores do transporte escolar 

Desde o dia 9 de maio, monitores do transporte escolar municipal trabalham uniformizados com coletes oferecidos pela Prefeitura de Pompeia. Cerca de 2000 jovens, da cidade e da zona rural, são atendidos por linhas de ônibus e micro-ônibus fretados e também por veículos da frota municipal. Com a iniciativa, a Prefeitura garante mais segurança ao serviço que é prestado para os alunos do convênio município-estado, já que os uniformes servem como identificação dos monitores contratados pelo poder público.

Atualmente o município destina praticamente a metade do que arrecada para a saúde e a educação, duas das principais prioridades da administração Tina Januário. Apesar da crise econômica, o governo municipal já expandiu o programa Tempo Integral para a EMEF Grupão, instalou novas lousas brancas nas escolas municipais, investe em merenda de qualidade e também no transporte dos estudantes, entre outras realizações. 

22/05/2017
Prefeita Tina se reúne com gerente da CPFL e solicita troca de lâmpadas queimadas 

A Prefeitura de Pompeia realizou um levantamento de todas as lâmpadas de iluminação pública que se encontram queimadas no município. As informações detalhadas foram agrupadas em relatório apresentado à Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL) acompanhado de uma solicitação de substituição. O relatório aponta a necessidade de trocar 40 lâmpadas de 33 ruas da cidade.

Na última semana, a prefeita Tina Januário recebeu a visita do gerente da CPFL, Laudair Aparecido da Silva, que garantiu que o serviço solicitado pela Prefeitura será iniciado nos próximos dias.

“Nós estamos sempre atentos a essa questão da manutenção da cidade. Investimos nos serviços urbanos, na limpeza, obras de infraestrutura, porque queremos uma cidade limpa, mais bonita, organizada e com espaços públicos bem conservados para a nossa população. Essa reunião que nós tivemos com a CPFL é importante porque as luzes trocadas darão mais segurança e comodidade aos cidadãos, em especial aos moradores dessas 33 ruas”, afirmou a prefeita.

Em abril, a administração Tina Januário providenciou a instalação de seis conjuntos de iluminação pública na rua Sérgio Maranho, bairro Urderico Deboletta. Os conjuntos são compostos por luminárias integradas com braço médio e lâmpadas vapor de sódio de 250 Watts. De acordo com o setor de obras, o material é econômico e oferece alta luminosidade, solucionando o problema dos moradores da rua que há muito tempo solicitavam a iluminação do local.

22/05/2017
Pacientes do CAPS comemoram sucesso da feira de artesanatos 

A feira de produtos confeccionados por pacientes do CAPS (Centro de Atenção Psicossocial), realizada na última semana, foi considerada um sucesso. A Casa dos Brinquedos do centro da cidade recebeu os mais diversos artigos artesanais, expostos e produzidos por pacientes, que tiveram a oportunidade de mostrar seu talento. O público que visitou a exposição elogiou a qualidade dos trabalhos manuais.

No total, foram expostas e colocadas à venda com preço simbólico aproximadamente 100 peças, produzidas por um grupo de 22 pessoas participantes das oficinas de terapias ocupacionais e grupos de artesanato da entidade. Toda a renda da exposição será revertida para o lazer dos pacientes. Algumas realizações já estão no calendário do Centro, como Festa Junina, passeios em pesqueiros e outras viagens.

A psicóloga Aline Alexandrino, que ministra as oficinas de treinamento e colaborou com a realização da feira, agradeceu todos os envolvidos na realização e os moradores que compraram os produtos, contribuindo com a causa. Aline lembrou ainda que alguns artigos confeccionados continuam à venda. A compra pode ser realizada na própria sede do CAPS, estabelecida na Rua Cyro Ventura Barbosa, no centro da Cidade. Outras informações, através do telefone (14) 3405 2805. 

22/05/2017
Vacinação contra a gripe segue até o dia 26

Mais da metade do público alvo da campanha de vacinação contra a gripe já foi imunizado até o momento, em Pompeia. Segundo balanço da Vigilância Epidemiológica, dos mais de 5700 moradores visados pela campanha, cerca de 3870 procuraram as Unidades de Saúde para serem imunizados.

O número de vacinados corresponde a cerca de 66% do total de integrantes dos grupos prioritários, que inclui pessoas acima dos 60 anos, gestantes, mulheres no período de até 45 dias após o parto, crianças entre seis meses e 5 anos de idade e pessoas com comorbidades (doenças crônicas respiratórias, do coração, com baixa imunidade, hipertensão, diabetes, entre outras).

Até agora, a adesão à campanha foi maior entre os idosos. Do total de imunizados, 2750 pessoas estão no grupo dos que tem mais de 60 anos – 76% dos idosos do município já foram imunizados. Já o grupo com menor número de imunizados é o das crianças (33%). Segundo especialistas da saúde, a baixa procura pela vacina tem relação com o fato de que, felizmente, nenhum caso de H1N1 foi registrado na região, neste ano. No ano passado a situação foi diferente. Nesse mesmo período, em 2016, já havia registros de cerca de 715 casos e 91 óbitos decorrentes da doença no Estado, o que causou uma corrida pelas doses até mesmo em clínicas particulares.

Responsável pelo setor de imunizações do DHS, Adriana Fernandes alertou sobre a baixa procura neste ano e recomenda que os moradores procurem as Unidades de Saúde até o dia 26 de maio, para garantirem suas vacinas e se prevenirem contra a transmissão da influenza e do H1N1, suas complicações e até óbitos.

22/05/2017
Conselho Municipal da Criança e do Adolescente promove palestra contra abuso info-juvenil 


Comissão organizadora da campanha apresenta a faixa do dia 18 de maio (Foto: Raphael Zamboni)​

O Conselho Municipal da Criança e do Adolescente promoveu na última quarta-feira uma palestra com as psicólogas Sheila Maria Prado Soma e Alessandra Rocha Santos Silva, autoras da obra “O Segredo da Tartanina”. O livro infanto-juvenil aborda o tema do abuso sexual de forma leve, sem assustar as crianças, sendo também uma ferramenta importante para auxiliar pais e educadores na investigação dos casos de violência e abuso sexual contra crianças e adolescentes.

O evento teve a participação da secretaria da Educação, representada pela supervisora de ensino Suely Marino, e atraiu a participação de dezenas de profissionais da área, tendo todo o apoio da Prefeitura Municipal. De acordo com a presidente do CMDCA, Sandra Marinho, as escritoras são especialistas no tema do combate ao abuso e exploração infanto-juvenil e souberam sanar todas as dúvidas dos presentes. “Foram duas horas de palestra que passaram muito rápido. Elas são palestrantes requisitadas em todo o Brasil e nos deixaram muito contentes por terem vido a Pompeia participar do nosso evento. Os professores do município entenderam a importância dessa iniciativa, compareceram em peso e se mostraram muito interessados”, comemorou Sandra.

A palestra que ocorreu no Instituto Chieko Nishimura é parte de uma campanha de abrangência nacional a qual Pompeia aderiu com o intuito de conscientizar a população e as autoridades sobre a gravidade e a importância do tema. Na próxima quinta, dia 18 de maio, uma passeata sairá da estação da Fepasa às 9h com trajeto até a Igreja Matriz. Serão distribuídos panfletos de conscientização e cartazes já estão sendo fixados em pontos estratégicos da cidade. 

“Queremos destacar o apoio da Prefeitura Municipal que disponibilizou todo o material necessário para que promovêssemos essa campanha, demonstrando a atenção e o cuidado da administração Tina Januário com a causa da proteção às crianças e adolescentes”, acrescentou a presidente do conselho. A ação também conta com o apoio do projeto Árvore da Cidadania. A expectativa dos organizadores é que a passeata reúna centenas de pessoas.



Psicóloga Sheila Maria Prado Soma, autora do livro "O Segredo da Tartanina" (Foto: Raphael Zamboni)


Psicóloga Alessandra Rocha Santos Silva, autora do livro "O Segredo da Tartanina" (Foto: Raphael Zamboni)


Comissão organizadora da campanha de Combate ao Abuso e Exploração de Crianças e Adolescentes (Foto: Raphael Zamboni)

22/05/2017
Projeto Tempo Útil já tem data para reinauguração 

Inaugurado em novembro de 2003, em uma cerimônia que contou com a presença de quase 700 pessoas, o projeto social Tempo Útil “Evelyn Cristiane Boyan” tem recebido muita atenção da administração municipal que se esforça para reestruturar e reformular o programa, dando novo impulso às suas atividades. Há algumas semanas o projeto ganhou uma nova sede, no complexo da Arena Esportes & Eventos – uma mudança estratégica baseada em relatório segundo o qual mais de 80% dos alunos inscritos moram na zona noroeste da cidade – região dos bairros JK, Jardim Olmira, Tufic, entre outros.

Hoje pela manhã, as novas instalações do projeto foram visitadas pela prefeita Tina Januário, acompanhada da vereadora Adriana Borrasca, que ajudou a criar e coordenar a primeira turma do projeto, quando trabalhava no Fundo Social de Solidariedade. Também estiveram presentes a chefe da divisão de Assistência Social, Leila Oliveira Oeda, e o chefe da divisão de Gestão de Projetos, Alessandro Xavier, um dos idealizadores da iniciativa.

A prefeita Tina lembrou com carinho do início do projeto que ajudou a idealizar e a tornar realidade em sua segunda passagem como presidente do Fundo Social de Solidariedade e garantiu investimentos para o sucesso dessa nova fase.

“Nosso objetivo quando criamos o projeto era integrar os alunos do município com atividades educativas, culturais e esportivas no contraturno escolar. Para isso investimos em um laboratório de Informática, compramos violões para as aulas de música, e também proporcionamos aulas de judô, reforço escolar, educação física e muito mais. Quando assumimos, encontramos o projeto esvaziado, com muitos problemas estruturais e administrativos, mas estamos trabalhando para que o dia 14 de agosto seja o marco de uma nova fase muito boa para o Tempo Útil”, afirmou a prefeita.

Tina destacou que o local passará por adaptações, ganhará novos equipamentos e adequações de segurança. Ela também lembrou que muitos alunos do município já estão inseridos no programa Tempo Integral da Educação e que por isso a demanda pelo Tempo Útil hoje é menor.

Segundo o coordenador Antônio Amorim, o projeto será retomado com diversas atividades novas. Entre as novidades estão as aulas de jiu jitsu, canto coral e teatro. A ideia é oferecer cerca de 17 atividades diferentes para as crianças e adolescentes do projeto, que contarão com transporte ida e volta, duas refeições, incluindo almoço, e muito mais.

“As crianças chegam cedo, tomam café, participam das atividades, depois tomam banho, almoçam e só então os ônibus as levavam para as escolas. As que estudavam de manhã são trazidas para o Projeto pelos mesmos ônibus, logo após as aulas, e também almoçam lá. É assim que vai funcionar o projeto Tempo Útil a partir do dia 14 de agosto”, comentou Amorim. 

22/05/2017
Prefeita Tina garante apoio a projeto de parque tecnológico regional 

A prefeita Tina Januário recebeu em seu gabinete os representantes do Centro de Inovação Tecnológica (CITEC) de Marília, professores doutores Fábio Dacêncio Pereira e Elvis Fusco. Acompanhados do secretário do Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico da cidade vizinha, Cassio Luiz Pinto Junior, eles buscaram apoio da administração municipal para o projeto de criação de um Parque Tecnológico de alcance regional que favorecerá a agroindústria de Pompeia ao oferecer amplo suporte à inovação, pesquisa e desenvolvimento.

Segundo o coordenador Elvis Fusco, o centro de inovação foi credenciado em 2015 e desde então vem sendo amadurecido o projeto de viabilizar um espaço para aproximar os setores de pesquisa e desenvolvimento de empresas com as áreas de pesquisa e extensão de instituições acadêmicas. A ideia é fomentar a colaboração em busca de soluções inovadoras para o ganho de produtividade e eficiência da indústria, com o aporte do governo.  “O parque tecnológico será um tripé, uma parceria entre as três esferas de governo, as empresas e as universidades”.

A importância do projeto do parque tecnológico regional foi reconhecida pela prefeita que garantiu o apoio da Prefeitura de Pompeia à iniciativa. “O projeto do parque tecnológico regional é sem dúvida muito interessante e promissor, por isso nós temos muita satisfação em apoiar. Nós temos aqui em Pompeia a FATEC com cursos muito bons na área de tecnologia. Além disso, nosso objetivo é colocar a tecnologia a serviço da administração, investindo em produtividade e eficiência. Hoje a nossa Prefeitura tem uma gestão moderna e transparente, empenhada em empregar as melhores práticas administrativas em prol do desenvolvimento da cidade e da melhoria da qualidade de vida das pessoas.  A proposta do parque está alinhada com a nossa visão”, afirmou Tina.

Os representantes do Centro de Inovação Tecnológica (CITEC) agradeceram o apoio da Prefeitura de Pompeia e elogiaram a “visão privilegiada” da prefeita Tina que instituiu em Pompeia uma Secretaria de Tecnologia da Informação sob a direção do secretário Douglas Henrique Mascarin.

“A prefeita de Pompeia entendeu a importância do parque tecnológico, com muita visão de futuro, acreditando que nossa região pode ser expoente na área da tecnologia. Pompeia tem um diferencial. A Secretaria de Tecnologia de Informação tem uma importância muito grande, na medida em que é capaz de conhecer todos os processos da Prefeitura e atuar para otimizar esses processos, diminuindo os custos dos diversos setores. A visão da Prefeita de Pompeia de criar uma secretaria de tecnologia é uma visão privilegiada, admirável e que deve ser imitada por outras cidades da região”, acrescentou o coordenador Elvis Fusco. 

22/05/2017
Prefeitura de Pompeia regulariza descarte ecológico de pneus

O diretor de suprimentos da Prefeitura, Aroldo Rodrigo da Cunha, informou que o descarte de pneus no município foi regularizado. A gestão passada, segundo Aroldo, destinava o material para áreas impróprias, ambientais e a céu aberto.

“Nesta gestão, analisamos a forma como eram descartados os pneus e chegamos a conclusão de que não havia nenhuma preocupação com o meio ambiente. Iniciamos uma parceria com a Reversa Pneus, uma empresa de Marília conveniada com a Reciclanip, especializada no descarte correto desses materiais, bem como sua trituração para a utilização em usinas ou até mesmo em empresas pneumáticas”, esclarece.

Borracharias e bicicletarias da cidade foram orientadas pela Prefeitura para que modifiquem seu sistema de descarte, seguindo as regras da boa gestão ambiental. “Os pneus são trazidos ao pátio da Prefeitura, para um lugar fechado e coberto, onde não há risco de proliferação da dengue e de outros mosquitos. Nossa equipe de coleta também vasculhou todos os terrenos baldios da cidade em busca de pneus descartados de maneira incorreta no passado”, complementa Aroldo.

Ainda de acordo com o diretor de suplementos, a regularização do descarte credencia o município para a conquista do selo “Verde”, que é um projeto ambiental brasileiro, que possibilita maior conscientização da sociedade em relação à importância da sustentabilidade.

Aroldo e o diretor de meio ambiente de Pompeia, Giovani Pavan Bertoni, participaram de um evento em Marília sobre o selo “Verde”. “O evento reuniu representantes de municípios que aderiram ao selo juntamente com a empresa Reciclanip. No terceiro mês de trabalho, a Prefeitura de Pompeia já realizou o descarte correto de mais de 1 mil pneus. Nesta semana, vamos destinar para a Reversa mais 1 mil. Queremos alcançar uma média de 600 materiais descartados por mês”, conclui.

Qualquer munícipe pode levar pneus usados para o pátio da Prefeitura e mais informações sobre o assunto são obtidas pelo telefone 3405-1501.

Parceria
Conforme a Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), a Reciclanip é responsável pelo transporte de pneus a partir dos Pontos de Coleta até as empresas de trituração, quando necessário, de onde esses materiais serão encaminhados para destinação final.

No Brasil, uma das formas mais comuns de reaproveitamento dos inservíveis é como combustível alternativo para as indústrias de cimento. Outros usos são na fabricação de solados de sapatos, borrachas de vedação, dutos pluviais, pisos para quadras poliesportivas e pisos industriais, além de tapetes para automóveis. Há estudos para a utilização de pneus como componentes para a fabricação de manta asfáltica e asfalto-borracha, processo que tem sido acompanhado e aprovado pela indústria de pneumáticos.

22/05/2017
Prefeita Tina e vereador Leão acompanham mutirão de limpeza em Paulópolis 

A prefeita Tina Januário esteve em Paulópolis ontem (9), acompanhada do vereador Valdir Cervelin, o Leão, supervisionando o início de um grande mutirão de limpeza que se estenderá por toda a semana. Muitos servidores municipais foram mobilizados para a ação que envolve a poda de árvores, pintura de guias, reparos de sarjetas, varrição, capina e roçagem. O mutirão prosseguiu hoje com diversas medidas visando a revitalização da Avenida Bonifácio Martins.

A prefeita Tina aproveitou a ocasião para anunciar que a licitação para o recapeamento asfáltico de Paulópolis já foi realizada e que o serviço deve ser iniciado muito em breve. Ela também elogiou o trabalho dos servidores, que tem se mostrado muito dedicados e eficientes, e destacou a atuação do vereador Leão, atual Presidente da Câmara Municipal, que é de Paulópolis.

“O vereador Leão sempre está em contato com o executivo, trazendo até nós as demandas dos moradores de Paulópolis, e esteve conosco nessa visita a vários pontos da vila, sugerindo diversas benfeitorias que nós já estamos e que realizaremos futuramente”.

De acordo com a prefeita, entre as medidas sugeridas pelo vereador estão a iluminação do cemitério; iluminação no início da avenida Bonifácio Martins e travessa; instalação de obstáculo viário no bairro Primavera, onde estão localizadas várias chácaras; a remodelação dos canteiros centrais das avenidas e a remodelação da área de lazer ao lado da subprefeitura.

“Estamos presentes e estaremos sempre atentos às necessidades dos moradores de Paulópolis. Estamos investindo no progresso da vila e na qualidade de vida da população”, afirmou a Prefeita Tina Januário.

No próximo sábado (13), a praça da igreja Nossa Senhora Aparecida em Paulópolis vai receber diversos brinquedos infláveis para uma festa especial de dia das mães, sugerida pelo vereador Leão e organizada pela Prefeitura. Os brinquedos estarão instalados a partir das 19h e a música começará às 20h30.

22/05/2017
Gatil Municipal abriga gatos vacinados e castrados à espera da adoção

A administração da prefeita Tina Januário inaugurou há algumas semanas o Gatil Municipal de Pompeia. Com capacidade para cerca de 70 gatos, o espaço é adequado para o acolhimento de animais abandonados, que são tratados e preparados para a adoção. Veterinárias do DHS acompanham os animais que são castrados, vacinados e bem alimentados no local. Um dos objetivos é fazer de Pompeia referência na região em respeito e cuidado com os animais. Outro objetivo é melhorar o controle de zoonoses no município, tendo em vista que animais de rua são agentes de transmissão de doenças.

A expectativa é que o número de adoções aumente com o trabalho realizado no gatil. Desde o início do ano o Departamento de Higiene e Saúde realiza uma campanha de incentivo a adoção de cães e gatos, inclusive com feiras de adoção aos sábados. Agora, os interessados podem também se dirigir até o Gatil Municipal de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.  É necessário portar documento de identidade e comprovante de residência.

De acordo com a responsável Alaíde Prado Kashima, mesmo com o crescimento da procura por adoções, a quantidade de gatos a espera de um lar é grande. “Apesar dos nossos gatos serem muito bem cuidados, recebendo alimento e local apropriado, nada substitui o carinho e o amor de uma família” disse ela.

22/05/2017
Pompeia adere a campanha nacional contra o abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes 

A Lei n. 9.970 de 17 de maio de 2000 institui o dia 18 de maio como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Desde então, a data passou a ser lembrada por organizações de todo o país que realizam atividades e eventos em defesa dos direitos das crianças e adolescentes com o intuito de conscientizar a população e as autoridades sobre a gravidade e a importância do tema.

Neste ano, o Conselho Municipal da Criança e do Adolescente de Pompeia aderiu à campanha e planejou uma semana de ações voltadas a promoção dessa causa. No dia 18, uma passeata sairá às 9h da estação da Fepasa com trajeto até a Igreja Matriz. Serão distribuídos panfletos de conscientização e cartazes já estão sendo fixados em pontos estratégicos da cidade. A ação conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Pompeia, do Conselho Tutelar de Pompeia e do projeto Árvore da Cidadania.

22/05/2017
Pompeiano da seleção brasileira de natação visita a Prefeitura

Com apenas dezessete anos de idade, mais de 14 títulos paulistas, um título brasileiro e um vice-campeonato europeu representando a seleção brasileira, o pompeiano Enzo Putinati Kihara desponta como um dos principais destaques da natação nacional. De folga após a disputa do Troféu Maria Lenk, no Rio de Janeiro, Enzo visitou a Prefeitura Municipal, nesta segunda (8) e foi cumprimentado pela prefeita Tina Januário, que o parabenizou pela dedicação e pelos excelentes resultados.

Enzo Kihara é o primeiro do ranking nacional nas provas de 400m livre, 800m livre e 1500m livre, com índices que o credenciam a disputar os principais campeonatos do Brasil. O bom desempenho é alcançado com uma rotina intensa de treinamentos (ele chega a nadar 12 km em um dia de treino), uma dieta rigorosa e muito talento, o que já lhe rendeu um contrato com a equipe do Corinthians e boas perspectivas para o futuro.

“Meu objetivo de curto prazo é vencer o campeonato brasileiro mais uma vez, conquistando as medalhas de ouro nos 400m e nos 1500m livres, que são as minhas especialidades. Mas com certeza é um sonho poder representar Pompeia e o Brasil nas Olimpíadas de Tóquio, em 2020. Estamos trabalhando muito por isso”, contou o nadador.

22/05/2017
Atividade especial sobre vida e obra de Monteiro Lobato comemorou o “Dia do Livro Infantil” 

Os alunos do Tempo Integral da EMEF de Pompeia visitaram a Biblioteca Municipal para uma atividade especial em comemoração ao “Dia do Livro Infantil”.  A atividade “Hora da História” coordenada pela Chefe da Seção de Bibliotecas, Rute Relvas, foi dedicada a vida e obra de Monteiro Lobato, um dos principais autores da literatura infantil do século XX, autor do clássico “Sitio do Pica Pau Amarelo”, e que empresta seu nome à biblioteca de Pompeia. 

Os alunos da EMEF “Grupão” interagiram com a bibliotecária durante toda a apresentação. Perguntados sobre a personagem Visconde de Sabugosa, logo responderam que se trata de um sabugo de milho muito inteligente e que adora ler. “Para descobrir como o Visconde deixou de ser só um sabugo de milho e ganhou vida, venham até a biblioteca acompanhados do pai ou da mãe para ler o livro que conta essa história”, incentivou Rute Relvas.

De acordo com a Chefe da Seção de Bibliotecas, atividades assim acontecerão durante todo o ano, com o objetivo de divulgar os serviços prestados pela Biblioteca Municipal, incentivar o hábito da leitura e aumentar o fluxo de usuários no espaço público.

“Com o avanço tecnológico e a facilidade de acesso à informação, o número de munícipes frequentadores da Biblioteca tem diminuído. Um dos nossos principais objetivos é reverter essa tendência e fazer com que a Biblioteca seja mais frequentada”, comentou.

A Biblioteca está aberta ao público de segunda a sexta-feira, das 8 às 17h. Os interessados em retirar livros devem apresentar documento com foto e comprovante de residência. O cadastro é gratuito e fica pronto na hora.

22/05/2017
A nova administração municipal investe na expansão e melhoria do atendimento do Centro de Especialidades 


O médico ortopedista Daniel Heozel Albertoni é um dos novos contratados do DHS

A nova administração municipal investe na expansão e melhoria do atendimento do Centro de Especialidades por meio da contratação de novos médicos. Um dos recém-contratados é o médico ortopedista Daniel Heozel Albertoni. A ortopedia é um ramo da medicina que se dedica à prevenção e cura de deformidades associadas ao aparelho locomotor humano. O médico ortopedista tem como principal função diagnosticar e tratar doenças que afetam os ossos, músculos, tendões, articulações e ligamentos.

Daniel Heozel Albertoni explica que atendimentos mais graves como fraturas ou mini cirurgias são realizados por ele na Santa Casa local enquanto casos crônicos como tendinite e artrose, dentre outros, são acompanhados por meio de consultas no Centro de Especialidades. Hoje o médico já atende de 30 a 40 pessoas por semana.

Para ser atendido no Centro de Especialidades o paciente precisa primeiro ser atendido por um clínico geral da sua Unidade de Saúde da Família. Caso necessite de cuidado especializado, o paciente é encaminhado para o “CEM” onde são realizados o agendamento e o atendimento. 

A prefeita Tina Januário destaca a agilidade dos atendimentos e os bons resultados já alcançados pela saúde. “Não medimos esforços para garantir serviços de qualidade na área da saúde. Estamos fazendo tudo para facilitar o acesso e para ter cada vez mais médicos atuando em prol da nossa saúde. Estamos prestes a zerar a fila para exames e consultas. Nossa meta é atender até julho toda a demanda reprimida deixada pela administração passada e então manter um ritmo intenso de exames e consultas”, enfatizou a prefeita.

 

22/05/2017
Saúde alcança marca expressiva de 2.188 exames realizados em apenas 120 dias

 

 

 

A administração da Prefeita Tina Januário está próxima de alcançar uma das principais metas da gestão para a área da saúde: zerar a longa fila para exames e consultas deixada pelo governo anterior. O intenso trabalho da força tarefa da saúde tem surtido efeito. Em apenas 120 dias, já foram realizados mais de 2.100 atendimentos, sendo mais de 1000 exames.

 

Três instituições participam desta parceria: o Hospital Beneficente da Unimar, a Clínica Imagem de Tupã e a Clínica Neurológica Dr. Jaime Nilton Kelmann. O bom resultado é comemorado pela prefeita Tina que reafirmou seu compromisso com a saúde anunciando uma nova parceria para a realização de exames.

 

“Melhorar a vida das pessoas, investindo na nossa saúde municipal, será uma prioridade permanente ao longo dos 4 anos do nosso governo. Estamos prestes a zerar a fila para exames e consultas, e agora temos a satisfação de anunciar que concluímos um processo licitatório para contratar uma clínica especializada na área da oftalmologia, o que deve agilizar muito o atendimento aos pacientes que aguardam, por exemplo, pela cirurgia de catarata”, destacou a Prefeita.

 

 

Segundo a prefeita, o ritmo de exames e consultas seguirá intenso nos próximos anos com o novo programa municipal “Saúde em Dia”. “Nossa meta é atender até julho toda a demanda reprimida deixada pela administração passada e então manter um ritmo intenso de exames e consultas, seguindo um planejamento estratégico orientado para que não surjam novas filas”.

 

Segundo o médico ortopedista Daniel Heozel Albertoni, o andamento de exames e consultas na rede pública de saúde de Pompeia tem sido mais rápido do que na rede privada de muitas grandes cidades.

 

O Departamento de Higiene e Saúde (DHS) divulgou essa semana o relatório referente aos atendimentos, exames e procedimentos realizados via parcerias do programa “Saúde em Dia”. Segundo o levantamento, só no mês de abril foram realizados cerca de 45 exames de alta complexidade, aqueles de custo mais elevado e considerados de extrema importância, como ressonâncias magnéticas, tomografias e ultrassons da mama.

 

Em abril, o programa “Saúde em Dia” da administração Tina Januário também promoveu testes ergométricos (24), impedanciometrias (45), exames de articulação (15) e ultrassonografias transvaginais (15), além de exames neurológicos (25), que se destacam pelos encaminhamentos diários.

 

 

22/05/2017
CRAS de Pompéia faz balanço de atendimentos 

 

 

Segundo levantamento da Secretaria de Assistência Social, o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Pompeia já atendeu mais de 1300 pessoas, nos quatro primeiros meses desse ano. Muitos serviços são oferecidos por meio do “Cadastro Único”, uma parceria entre o governo Federal e o município que responde pelo atendimento, recebimento e inserção das famílias em situação de vulnerabilidade nos projetos sociais e assistenciais. “Bolsa Família” e “Minha Casa Minha Vida”, do Governo Federal, “Ação Jovem” e “Renda Cidadã”, do Estado, e “Aprendiz Legal”, do município, são programas gerenciados pelo CRAS.

 

Bolsa Família

O município de Pompeia tem 341 famílias beneficiadas pelo programa Bolsa Família. De janeiro a abril deste ano 29 novas famílias passaram a ser beneficiadas pelo programa que conta também com 31 beneficiários em retorno. O Bolsa Família é um programa de transferência direta de renda com condicionalidade, que beneficia famílias em situação de pobreza e de extrema pobreza. O CRAS acompanha as famílias beneficiárias realizando atendimentos individuais e visitas domiciliares.

 

Ação Jovem e Renda Cidadã 

Os programas Ação Jovem e Renda Cidadã do governo do Estado de São Paulo assistem cerca de 40 pessoas em Pompeia. No caso do Ação Jovem o público-alvo são estudantes que tenham entre 15 e 24 anos, com prioridade para aqueles com renda familiar de até 1/4 (um quarto) do salário mínimo por pessoa. O programa promove ações complementares de apoio à iniciação profissional desses jovens, além de apoio financeiro temporário.

 

Aprendiz Legal

Outro programa com ênfase na capacitação de jovens e adolescentes é o Aprendiz Legal, iniciativa mantida em parceria pela Prefeitura de Pompeia, Fundação Roberto Marinho e Centro de Integração Empresa Escola (CIEE). O objetivo é contribuir para a formação de jovens autônomos, que saibam fazer novas leituras de mundo, tomar decisões e intervir de forma positiva na sociedade. O CRAS é responsável pelo cadastro desses aprendizes. Quando surge uma oportunidade de emprego, a entrevista fica a cargo do empregador, que é quem decide pela contratação. Atualmente o município tem 25 jovens inscritos no programa. Desde janeiro, 5 jovens do programa já conseguiram sua inserção no mercado de trabalho conquistando empregos. 

 


Prefeita Tina recebeu a visita dos jovens do programa "Aprendiz Legal" (Foto: SECOM)

 

22/05/2017
Show do Circuito Cultural empolga público no Clube JK

 

Pompeia sediou mais uma atração do Circuito Cultural Paulista 2017, programa do Governo do Estado, realizado pela Apaa (Associação Paulista dos Amigos da Arte). O show da banda Francisco, El Hombre empolgou o bom público que não se deixou espantar pela chuva e que foi presenteado com uma apresentação visualmente bonita e musicalmente rica, com diversidade de ritmos e harmonias que expressam muita emoção.

Os músicos Sebastián Piracés-Ugarte, Mateo Piracés-Ugarte, Juliana Strassacapa, Andrei Kozyreff e Rafael Gomes elogiaram a recepção em Pompeia e a estrutura do Clube JK, que engloba o complexo da Academia Vida e Arena Esportes e Eventos. Cerca de 50 pessoas acompanharam o show com sucessos do disco “Soltasbruxa”.

As próximas atrações do Circuito Cultural já estão definidas. No dia 31 de maio, às 15h, a praça de Paulópolis recebe a Cia Circo de Bonecos. No dia 2 de junho, às 15h, o Clube JK terá o Circo Incrivelmente Mágico. A entrada para os eventos é gratuita.

Fotos do show: Raphael Zamboni

22/05/2017
Prefeitura constrói rampa de acessibilidade no CEMEI de Paulópolis 

 

O CEMEI “Dr. Paulo Vicente de Azevedo”, em Paulópolis, recebeu obras de infraestrutura destinadas a promover melhores condições de acessibilidade para pessoas com deficiência e restrição de mobilidade. Uma grande rampa passou a ligar o estacionamento do CEMEI à entrada da área escolar, uma conquista celebrada pela diretora Luiza Gregório Alves Lima. “Levamos essa demanda para a prefeita Tina que logo nos atendeu, dando prova da atenção da administração municipal com a educação e com o bem-estar das nossas crianças”, destacou a diretora.  

Em 2006, ano da 1ª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Pompeia já era destaque na região pelo grande número de rampas de acessibilidade e de pontos de estacionamentos especiais. Naquela época, a cidade já contava com 146 rampas e 15 pontos de estacionamentos especiais.

De acordo com o vice-Prefeito José França, que já fez parte da diretoria da Associação de Apoio ao Deficiente Físico de Pompeia (AADFP), as rampas da cidade começaram a ser construídas na época do ex-Prefeito Álvaro Januário (Vinho), quando o trabalho dos voluntários em parceria com o poder público era realizado aos domingos. Ainda segundo ele, o setor de obras da administração municipal já estuda novas medidas de acessibilidade em locais como o Recinto de Rodeios e o estacionamento da Prefeitura.

No início do ano, muitas rampas do centro da cidade estavam sem manutenção, mas foram recuperadas pelo setor de obras que realizou a pintura de todas elas. “A administração municipal irá se empenhar para aperfeiçoar a infraestrutura de Pompeia, investindo para melhorar as condições de vida das pessoas com necessidades especiais”, concluiu o vice prefeito.

22/05/2017
Saúde realiza entrega em domicílio de fraldas e leite especial

Uma semana após o lançamento do programa municipal ‘Remédio em Casa’, o DHS já ampliou o atendimento e passou a realizar também a entrega em domicílio de fraldas e de leite especial. A diretora da Central de Medicamentos acompanhou algumas visitas e destacou o objetivo do programa de ajudar na continuidade da atenção em saúde aos mais diversos tratamentos, através do acesso facilitado aos remédios, atendendo pacientes hipertensos, diabéticos e até mesmo os acamados que recebem atenção especial da rede municipal de saúde.

O superintendente do DHS, Rogério Teixeira Barbosa, o Pida, destacou que a iniciativa do programa ‘Remédio em Casa’ é um marco e que reflete o compromisso da administração municipal de resgatar a qualidade da saúde de Pompeia. "Nossa cidade já foi referência em saúde pública na região e em todo estado de São Paulo. Todas as ações e programas que a nova gestão municipal tem promovido na área da saúde buscam resgatar esse bom conceito e proporcionar serviços de qualidade à população", informou Pida.

A sra. Maria Geocondes de Souza, 82 anos, recebeu a visita dos agentes do DHS na sexta-feira (31). Eles levaram medicamentos e potes de um leite especial até a usuária da USF “Minami”. Uma lata do leite especial, sem sacarose, lactose e glúten, custa em média R$ 56, e muitas vezes são necessárias mais de duas latas por semana. “Recebi o leite e o complemento e estou muito satisfeita. Antes eu tinha que ir sempre à Central, mas agora recebemos em casa e nas datas corretas”, disse Roseli Amorim, filha da sra. Maria.

Carmem Aparecida, moradora do bairro Primavera, também foi uma das beneficiadas pelo programa Remédio em Casa. “A gente trabalha fora e, às vezes, não tinha tempo para ir buscar o remédio na USF ou na Central de Medicamentos. Agora, os agentes controlam para ver se eu tomo o remédio direitinho, contam os comprimidos e já anotam para que venham mais remédios antes de o mês acabar e, se não acham a gente em casa, voltam outra hora. Eles são muito atenciosos, e com isso nós acabamos prestando mais atenção à saúde”, contou Carmem.

22/05/2017
Educação inicia entrega do material escolar 

 

A Prefeitura de Pompeia, por meio da Secretaria da Educação, iniciou, na semana passada, a entrega do material escolar nas escolas municipais. De acordo com o secretário municipal da Educação, Adriano Nascimento, o atual governo assumiu a Prefeitura em janeiro com os estoques de material escolar vazios.

“Há registros de que a administração passada fez uma compra grande de material escolar em novembro, mas nós assumimos no dia 1º de janeiro com o estoque zerado. Houve um esforço da administração Tina Januário para que pudéssemos começar o ano com o mínimo de material e, assim, não prejudicar o ensino dos nossos alunos da rede pública municipal. Fizemos a licitação em tempo hábil, mas só recebemos os pedidos na semana passada, porque havia pendência herdadas da administração passada com os fornecedores”, esclarece.

Adriano justifica que o atraso na entrega dos materiais ocorreu porque as empresas vencedoras da licitação neste ano tinham débitos com o governo anterior. “Tivemos que renegociar algumas dívidas e quitar outras para voltar a ter crédito. Mesmo com limitações financeiras, nossos professores estão oferecendo uma educação de qualidade e igualitária para todos”, complementa.

Por determinação da prefeita Tina Januário, a compra do material escolar primou pela qualidade. “Nós pesquisamos o melhor preço e a economia não prejudicou a qualidade dos materiais. Temos que administrar bem o dinheiro da educação para que possamos investir em outras áreas também. A prefeita Tina quer reformar os prédios escolares e realizar toda manutenção necessária para proporcionar uma melhor segurança aos alunos”, destaca Adriano.

Conforme apurou o secretário da Educação, a antiga gestão não agiu com transparência, deixando de prestar contas sobre a aplicação de recursos estaduais e federais. “O Ministério Público abriu um inquérito para apurar a falta de prestação de contas ao PDDE (Programa Dinheiro Direto na Escola) no ano passado. Com isso, a atual gestão da Prefeitura vai levar uma cópia da representação ao FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação), para que assim consigamos a liberação de recursos bloqueados por falta dessa prestação de contas”, conclui.

PÁSCOA
Aproximadamente 2 mil alunos da rede de ensino de Pompeia vão receber ovos de chocolate em alusão à Páscoa nesta semana. “A expectativa é grande, porque as famílias esperam por esse momento especial. Muitas das crianças só vão passar a Páscoa com esse ovo distribuído na escola. A prefeita Tina prioriza a humanização da educação e sabe da importância da data”, comenta Adriano.


Secretário Adriano Nascimento destaca a qualidade do material escolar entregue aos alunos (Foto: SECOM)


Secretário Adriano Nascimento destaca a qualidade do material escolar entregue aos alunos (Foto: SECOM)

22/05/2017
Crianças do CEMEI “Sonho de Criança” aprendem a preparar salada de frutas 

A Professora Eliana Roene tem trabalhado o tema da alimentação saudável com os alunos do Maternal II do CEMEI “Sonho de Criança”. Para colocar em prática o que é estudado em sala de aula, as crianças foram para a cozinha com a professora e juntos aprenderam a preparar saladas de frutas. Para a diretora, Claudia Regina, a atividade contribui com o desenvolvimento dos alunos e é um ótimo recurso didático, que envolve as crianças e prende a atenção delas em um ambiente diferente. “É uma atividade que eles certamente irão lembrar no futuro e foi uma experiência muito prazerosa”, destacou a professora Eliana.

Momento Social
No momento social da semana passada as crianças do Pré I D apresentaram uma dança criada pela professora Enerian Cristina que ilustrou o que eles aprenderam sobre o combate ao mosquito da dengue. Já os alunos do Maternal II trabalharam com a professora Scila a música da cobrinha, ensaiada diversas vezes em sala de aula e apresentada para todos a escola no momento social. A diretora Claudia Regina conta que a apresentação dos pequenos contribui para o desenvolvimento do movimento, musicalidade e interação social deles.

22/04/2017
Prefeita Tina visita farmácia Central de Medicamentos 

A prefeita Tina Januário fez uma visita surpresa à Central de Medicamentos do DHS, nesta segunda-feira (03), pela manhã. A chefe do executivo conversou com cidadãos, trocou informações com a responsável pela farmácia, Marta Chichetti, e constatou que os estoques estão abastecidos e o atendimento flui bem. Um primeiro balanço do novo programa “Remédio em Casa” aponta que já são realizadas mais de 300 entregas em domicílio por dia. 

Tina destacou que na Saúde é necessário, em primeiro lugar, investir na humanização do atendimento, para garantir que tudo funcione conforme a necessidade dos cidadãos. A prefeita expressou contentamento com o empenho do Departamento de Higiene e Saúde em prestar o melhor atendimento possível aos usuários. “Estamos investindo na qualidade de vida de quem mais precisa, que é aquele usuário da rede pública de Saúde que precisa de um medicamento com urgência e que tem dificuldades para se locomover até a farmácia. O que nós queremos é melhorar a vida das pessoas”.

De acordo com a diretora responsável pela Central de Medicamentos, inicialmente foram contemplados os bairros mais afastados do centro, mas gradativamente as entregas estão sendo ampliadas. “Hoje os remédios já vêm sendo distribuídos em praticamente toda a cidade”, contou Marta Chichetti.

10/04/2017
Paciente elogia serviço gratuito de fisioterapia oferecido pela gestão Tina Januário

Em parceria com a Diretoria de Esportes, Lazer e Recreação de Pompeia, a Clínica de Fisioterapia pode transferir alguns pacientes para a academia “Vida”, que agora conta com o acompanhamento de uma estagiária em fisioterapia. O primeiro paciente a usufruir do serviço é Schneider Ivo, que elogiou a iniciativa.

“Faz 12 anos que tenho um problema no ombro e passei por uma cirurgia. Então, preciso fortalecer meu ombro. Já no ano passado, sofri um AVC e tenho dificuldades até de falar. Os médicos disseram que não posso ficar parado e a fisioterapia ajuda muito. É importante este serviço gratuito oferecido pela Prefeitura, porque se fosse para pagar, eu não teria condições”, conta.

A estagiária de fisioterapia, Letícia de Matos Moreira, supervisionada pela clínica em Pompeia, informou que o trabalho é voltado para pacientes de reabilitação. “Auxiliamos as pessoas lesionadas e que têm dificuldade de fazer algum exercício. Elaboramos treinamentos específicos e percebemos uma melhora significativa. Propomos exercícios de acordo com as limitações do paciente”, conclui.

Conforme destacou a diretora de Esportes, Sandra Marinho, a parceria “desafoga” a demanda pelo Centro de Fisioterapia. “Lá, é tratada a fase crônica do problema e a parte da reabilitação e de fortalecimento passa a acontecer na academia. A estagiária está à disposição dentro da nossa estrutura, que é adaptada e adequada para este perfil de paciente”, conclui.

10/04/2017
Grupo de hipertensos e diabéticos participa de palestra sobre saúde bucal

Um grupo de pacientes hipertensos e diabéticos acompanhado pelo DHS (Departamento de Higiene e Saúde) de Pompeia foi incluído no circuito de palestras de odontologia, que ocorre em todas as unidades de saúde, desde o início do ano.

A dentista da USF (Unidade Saúde da Família) “Elysio Prado Moreira”, Alana Carvalho de Oliveira, explicou que a palestra é importante para passar informações aos pacientes sobre as consequências da hipertensão e diabetes no âmbito da saúde bucal.

“Iniciamos aqui no posto o acompanhamento odontológico especial com grupos de pacientes hipertensos e diabéticos. Esse acompanhamento inclui atividade educativa sobre a relação da saúde bucal com a nossa saúde como um todo”, informa a dentista que confeccionou um banner para explicar melhor o tema durante a palestra.

De acordo com Alana, os pacientes passaram por uma breve triagem odontológica para que, caso necessário, fossem encaminhados para consulta individual. “Esses pacientes são acompanhados por enfermeiros e, a partir desta semana, nas terças-feiras, poderão receber orientação odontológica também”, destaca. Segundo a dentista, essas orientações são importantes uma vez que estudos comprovam complicações oriundas das doenças crônicas nos dentes.

Mais informações sobre a atividade na USF “Elysio Prado Moreira” podem ser obtidas pelo telefone 3405-1548.

10/04/2017
Academia Municipal Vida tem aulas gratuitas de balé

As aulas de balé na Academia Vida começaram na segunda-feira (06), nos períodos da manhã e da tarde. Crianças com idade entre 06 e 14 anos estão tendo um primeiro contato com a dança por intermédio da professora de educação física e balé Aline Dalponte. Segundo a professora, nesse princípio de trabalho ela busca passar as bases do balé para a turma, trabalhando a parte técnica, ensinando postura e posições, por exemplo. “Estamos trabalhando de forma pedagógica, às vezes até de forma recreativa para elas começarem a pegar gosto pela dança. Quem sabe, podem ser futuras bailarinas da cidade de Pompeia”, comentou Aline.

Já está prevista para junho a realização de uma aula demonstrativa para os pais acompanharem o progresso dos filhos no balé. De acordo com a professora Aline, há planos também de realizar um espetáculo no final do ano para as crianças apresentarem o trabalho desenvolvido durante o ano. As inscrições para as turmas de balé ainda podem ser realizadas na secretaria da Academia Municipal Vida, localizada na Rua Euríco Gaspar Dutra, 228.

10/04/2017
Obra deixada inacabada pela administração anterior causava transtornos a cerca de 10 famílias. O mau cheiro era o principal problema

A nova gestão da Prefeitura Municipal de Pompeia resolveu o problema de saneamento que incomodava os moradores das 10 casas do programa “Minha Casa, Minha Vida”, no Jardim Primavera, desde o ano passado. As moradias foram entregues sem que a antiga administração municipal houvesse concluído as obras de infraestrutura necessárias. A rua passou vários meses sem contar com rede de esgoto adequada.

Segundo alguns moradores, nos dias mais secos o cheiro era insuportável e além disso um bueiro que ameaçava desabar causava insegurança. A maior preocupação dos pais era com as crianças que ficavam expostas ao esgoto que chegava a correr a céu aberto e podia causar problemas de saúde.

O novo Superintendente do SAAE, Marciano Zamarioli, afirmou que o esgoto das casas era despejado direto no bueiro e que não havia tratamento adequado. Ainda segundo ele, a nova gestão realiza a obra com cuidado, prezando pela qualidade, tendo sempre em vista que se trata de algo que impacta o cotidiano de muitos cidadãos. “Temos muito trabalho a fazer e os recursos são escassos. A rua Adi Rodrigues era uma das nossas prioridades, desde que assumimos. Por isso, trabalhamos nela durante essa semana e ficamos satisfeitos por já estarmos concluindo o serviço”, contou o superintendente.

10/04/2017
Todos os bairros da cidade são atendidos diariamente pelos serviços de limpeza urbana.

Todos os bairros da cidade são atendidos diariamente, em três períodos, pelos serviços de limpeza urbana. Chefe do setor de limpeza destaca que a coleta de lixo está em dia e que o serviço de coleta seletiva e de lixo eletrônico volta a funcionar normalmente.

Desde o início do ano, o serviço de coleta do lixo domiciliar em Pompeia tem ocorrido diariamente, em dois períodos. O itinerário e os horários da coleta foram divulgados pelo setor de serviços urbanos. De acordo com o responsável pela limpeza pública, Cícero José dos Santos, a nova gestão da prefeita Tina Januário trabalha para manter a cidade limpa e cada vez mais bonita. Duas equipes atuam das 7h às 15h, atendendo cerca de 20 bairros. Outra equipe trabalha no turno das 16h às 21h, realizando a coleta em mais 3 bairros e no centro da cidade.

“Os caminhões de coleta de lixo estão funcionando normalmente após a manutenção dos veículos em janeiro. As pessoas podem deixar o lixo na frente das residências para serem recolhidos pelos coletores, que passam em todos os bairros, diariamente”, informa Cícero.

A coleta seletiva tem caminhão próprio. O programa de reciclagem, em Paulópolis, está sendo aprimorado e foi visitado pela prefeita Tina Januário, nesta semana. O lixo eletrônico também voltou a ser recolhido e o descarte é realizado em área apropriada. “Queremos cuidar da cidade, diminuir o risco de doenças e criadouros de mosquitos transmissores”, complementa. O chefe do setor de limpeza também informou que os novos carrinhos de lixo já estão à disposição das servidoras, que devem reiniciar o trabalho de limpeza das ruas na semana que vem.

CONFIRA O CRONOGRAMA:
Itinerário 1: das 7h às 15h (diariamente) – Jardim Primavera, Tufic Baracat, Lacombe, Jardim José Januário, Jardim das Acácias, América, Odilon, Olmira Pereira de Carvalho e JK.

Itinerário 2: das 7h às 15h (diariamente) - Flandria, Portal dos Pássaros, Urderico Deboletta, Jardim Guimarães, Flamboyant, Borrasca, Vila Paulina, Chácaras Paraíso, Boa Vista. Jardim Esmeralda, São Luiz e Distrito Industrial.

Itinerário 3: das 16h às 21h (diariamente) - Florentino Favoreto, Bandeirantes e centro.

Observação: O bairro Chácaras Aurora recebe a coleta todas as quartas e sextas; a vila de Novo Cravinhos é atendida nas terças e quintas.

10/04/2017
A Prefeitura de Pompeia e o CIEE firmaram uma nova parceria em torno do programa “Jovem Aprendiz”

A Prefeitura de Pompeia e o CIEE (Centro de Integração Empresa Escola) firmaram uma nova parceria em torno do programa “Jovem Aprendiz”, que contempla dezenas de estudantes da cidade. Cerca de 20 jovens e coordenadores do projeto estiveram com a prefeita Tina Januário nesta semana. De acordo com uma das responsáveis pelo programa, Mari Martinelli, a unidade do CIEE em Marília coordena 56 municípios sendo que a Prefeitura de Pompeia é a única da região a manter essa parceria com o centro de integração e as empresas. O objetivo do projeto é auxiliar jovens que muitas vezes não têm oportunidades a conquistarem o primeiro emprego. “É um programa que tira a juventude das ruas e promove a qualificação profissional”, sublinha Mari.

O programa oferece cursos realizados em parceria com a Prefeitura, e a experiência prática ocorre dentro das empresas. Para colaborar com o sucesso profissional dos egressos, o CIEE mantém um cadastro dos jovens que passam pelo programa e disponibiliza os currículos atualizados em um banco de dados online, caso haja interesse de empresas para a contratação. Segundo a supervisora Mari, os egressos do “Jovem Aprendiz” costumam ter bom desempenho no mercado de trabalho. “Eles não param. Estão sempre avançando e ascendendo profissionalmente”, concluiu.

A Prefeita Tina Januário reconheceu a importância do projeto e ressaltou que o investimento na capacitação dos jovens será priorizado pela nova gestão, apesar dos muitos desafios desse início de mandato. “Estamos promovendo um choque de gestão, colocando a casa em ordem, cortando gastos, mas vamos sempre investir em educação e capacitação porque queremos melhorar a vida das pessoas e sabemos que quando nossos jovens avançam, eles contribuem para o desenvolvimento da cidade”, afirmou a Prefeita.

Para o aluno Ualan Victor Picolo de Almeida, o “Jovem Aprendiz” permite ampliar os horizontes e vislumbrar um bom futuro profissional. “Se a pessoa tem interesse de aprender, ela alcança seu objetivo. Colocamos em prática nas empresas o que aprendemos no curso, e isso faz a diferença”. A jovem Natália Santos Lima destaca que os cursos são dinâmicos e que no projeto os estudantes aprendem a se comportar corretamente dentro das empresas. Já para outra aluna, Camile Poliana, o programa abre portas para o crescimento profissional. “O projeto realmente nos prepara para o mercado de trabalho”.

ENVIE UMA FOTO DE SUA CIDADE

Arquivo enviado com sucesso!

© Copyright - 2005 - 2019 - MINHA CIDADE - Todos os direitos reservados