Lençóis Paulista CIDADE DE

Lençóis Paulista

História

Lençóis Paulista situa-se na região central do Estado de São Paulo e possui uma área de 804 quilômetros quadrados. Está a 300 km da capital São Paulo, com acesso pela Rodovia Marechal Rondon.

A região é banhada  pelo Rio Lençóis, afluente da margem esquerda do Rio Tietê. Apresenta terra roxa e um dos melhores solos do Estado. Lençóis foi elevada a categoria de Freguesia pela Lei Provincial de 28 de Abril de 1858, data em que se comemora o aniversário da cidade.

Conhecida como Boca do Sertão por ser, em meados do século 19, o último povoamento antes do extenso e fechado sertão do Oeste Paulista. Lençóis tem uma história de pioneirismo e de força de vontade de seus primeiros moradores e de viajantes que em expedições ao Mato Grosso, encontraram aqui um porto seguro.

Lençóis Paulista também e a terra de Orígenes Lessa, escritor dos mais conceituados e imortal da Academia Brasileira de Letras, que ensinou aos seus conterrâneos e a importância da leitura, o que levou a denominação da Cidade do Livro, por ter em sua biblioteca, à disposição do público, um número de obras maior que o de habitantes.

Em 1986, um dos momentos mais importantes da história lençoense, foi a visita do então presidente José Sarney, acompanhado por Orígenes Lessa e por uma caravana de escritores.

 

Aniversário: 28/04/1858
Padroeira: Nossa Senhora da Piedade
Localização: região centro-oeste paulista (48º lat. - 22,36º long.)
Altitude: 565 metros acima do nível do mar
Área territorial: 808 Km2
Divisas: Areiópolis, São Manuel, Borebi, Avaré, Pratânia, Macatuba, Pederneiras e Agudos
Urbanização: 96,04% (Seade 2005)

ENVIE UMA FOTO DE SUA CIDADE

Arquivo enviado com sucesso!

© Copyright - 2005 - 2019 - MINHA CIDADE - Todos os direitos reservados